O professor Uadi Lammego Bulos (foto) ministrou palestra ontem, no auditório da Asmego. O evento inaugurou a parceria entre a Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg) e o Instituto Goiano de Direito Constitucional (IGDC). Bulos é especialista em Direito Constitucional, autor de vários livros e consultor jurídico. O tema escolhido pelo professor baiano foi O princípio da dignidade humana, nos 20 anos da Constituição. Participaram da palestra, aproximadamente 400 pessoas, entre profissionais e estudantes de Direito.
O professor Bulos iniciou sua fala, contextualizando a promulgação da Constituição de 1988. Segundo ele, o princípio da dignidade humana pode ser considerado um sobreprincípio, já que rege a aplicação de todos os outros princípios presentes na Constituição. O estudioso do Direito Constitucional também questionou a falta de aplicação do princípio da dignidade nos diversos aspectos da vida humana, inclusive na prestação jurisdicional.
Antes do início da palestra, o presidente do IGDC, Sérgio Leão ressaltou a importância da parceria com a Esmeg e a relevância do Direito Constitucional. Também prestigiaram o evento, o diretor da Esmeg, juiz Amaral Wilson de Oliveira, o diretor adjunto de comunicação da Asmego, presidente do Conselho Deliberativo do IGDC e coordenador dos cursos de Pós-Graduação da Esmeg, juiz André Reis Lacerda, o diretor administrativo da Asmego e juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juiz Wilton Müller Salomão, que representou o presidente do tribunal, desembargador Paulo Teles.