Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Projeto piloto implantado em Senador Canedo será adotado no Entorno de Brasília

O projeto piloto da corregedoria-Geral de Justiça, implantado recentemente em Senador Canedo com o objetivo de reduzir a taxa de congestionamento, será ampliado e implantado no Entorno de Brasília, para aperfeiçoamento de apropriação de informações estatísticas e do fluxo de trabalho das escrivanias. O projeto ganhou o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, com isso, vai complementar as atividades já iniciadas esta semana pelo Programa Integrar em Águas Lindas. O Programa Integrar, já executado no Piauí e no Maranhão, pretende promover um choque de gestão no Judiciário dos Estados, para auxiliar na adoção de boas práticas que melhorem e modernizem a prestação jurisdicional.


A idéia, de acordo com o segundo juiz-corregedor, Carlos Magno da Silva, é estimular a troca de experiências entre as duas equipes para capacitar servidores e fazer um levantamento do acervo para a identificação de processos findos e não baixados para a correta apropriação dos dados estatísticos e, num segundo momento, introduzir rotinas padronizadas nas escrivanias. “Nosso programa é mais completo”, explicou ele, que nesta segunda-feira (27) se reúne com a coordenadora do Programa Integrar, juíza auxiliar do CNJ Maria da Conceição Silva Santos, em Novo Gama. O juiz-auxiliar da Presidência do TJGO, Wilton Müller Salomão, também participará do encontro. Em seguida, Carlos Magno realizará a primeira reunião de trabalho com as equipes da CGJ e CNJ.



Senador Canedo

Para realizar o trabalho em Senador Canedo, foram constituídas duas equipes. A primeira delas, formada por inspetores da Corregedoria-Geral de Justiça, Divisão de Gestão Informacional, Diretoria de Operações e servidores da comarca. Cabe à equipe de inspetores fazer uma análise dos processos por natureza da ação, identificando a possibilidade da baixa definitiva e provisória. Por sua vez, a Diretoria de Operações da comarca faz o acompanhamento de baixa, procedimento que está sendo feito pelos servidores, instruindo-os no conhecimento do Sistema de Primeiro Grau (SPG).


Isso concluído, a equipe de capacitação vai introduzir conhecimentos de gerenciamento e fluxo de trabalho nas escrivanias visando à organização nas escrivanias, a organização, padronização e a racionalização dos trabalhos. O mesmo projeto será desenvolvido na comarca de Trindade, nos meses de agosto e setembro.