Projeto Tecendo a Liberdade promove exposição de artesanato com peças produzidas por reeducandos do sistema prisional
Reeducando vinculado ao projeto Tecendo a Liberdade operando tear
Trabalho como ferramenta de reintegração com a sociedade. Imbuída deste valor, a juíza Telma Aparecida Alves, da 1ª Vara de Execução Penal de Goiânia, e diretora Social da ASMEGO, coordena o projeto Tecendo a Liberdade, que promove, nesta semana, entre os dias 3 e 5 de maio, exposição de produtos artesanais produzidos por reeducandos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
Peças de artesanato em produção
Na ocasião, serão disponibilizados produtos produzidos com madeira e palha, como figuras decorativas, e peças de tecelagem como tapetes, colchas e redes. A exposição ocorrerá no hall de entrada do Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás, durante o expediente do edifício. Os produtos poderão ser adquiridos no local e a renda será revertida para o próprio projeto.
A iniciativa também conta com parcerias de empresas que montaram unidades industriais no Complexo e contratam detentos para diversas atividades. No local, além da tecelagem e da marcenaria, funcionam também uma confecção de uniformes para empresa de telefonia; uma oficina de reforma de telefones públicos; confecção de bordado industrial; e uma oficina de produção de cadeiras de rodas, com material reciclado de bicicletas, que são encaminhadas para hospitais, creches e lares de idosos.
Juíza Telma Aparecida em visita ao projeto Tecendo a Liberdade
"A estrutura do sistema prisional é muito precária e as condições de cumprimento de pena são desumanas. O fato de o detento ter uma atividade para se dedicar e ainda poder beneficiar a família é extremamente gratificante, além de prepará-lo para o mercado de trabalho", afirmou a juíza Telma Aparecida. Ela explica que os reeducandos recebem salários e 25% da renda é destinada a um fundo disponibilizado somente quando for colocado em liberdade. Além disso, a cada dia três dias trabalhados, é diminuído um dia de sua pena.
O projeto Tecendo a Liberdade foi inaugurado em 2011 e é uma parceria entre a 1ª Vara de Execuções Penais do TJGO e a Superintendência de Reintegração Social. Nova edição da exposição ocorrerá no Fórum Cível, entre os dias 10 e 12 de maio.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência. Fotos: Luciana Lombardi