Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Projetos sociais de juízes goianos ganham destaque na TV Justiça

A TV Justiça está exibindo durante essa semana, no programa Brasil.Jus, reportagens sobre projetos desenvolvidos em duas cidades goianas. Em Uruaçu, o projeto escolhido foi o Justiça Global, idealizado pelojuiz Murilo Vieira de Faria, em parceria com a organização não-governamental Defensoria do Meio Ambiente de Uruaçu (D.M.A.), presidida por Wembersom Mateus Ribeiro.


 O trabalho começou há cerca de nove anos com ações que visavam a defesa do meio ambiente, como: plantio de árvores, defesa de nascentes e combate a queimadas. A equipe de produção da TV Justiça esteve em Uruaçu durante cinco dias para acompanhar as ações do projeto. Há quatro anos o Justiça Global foi incrementado com a criação de um programa de rádio, na emissora local. O programa é semanal e tem uma hora de duração. Além do programa na rádio, também faz parte do projeto Justiça Global, a Banca Permanente de Conciliação instalada na cidade.


A novidade do projeto para este ano, é a construção do Centro de Pacificação Social. No Centro, que deve ficar pronto em junho, vão funcionar a D.M.A., o Conselho da Comunidade e a Banca de Conciliação. No espaço também vão ser realizados trabalhos de prevenção ao crime. O Centro visa incentivar a cidadania ativa, bem como garantir o bem estar coletivo e a defesa do meio ambiente, com ênfase na prevenção à criminalidade.


A outra cidade mostrada pela reportagem da TV Justiça é Uruana. Lá, o juiz Joamir Leal de Souza desenvolve um projeto chamado Quero Pai.Uma ação da Justiça de primeira instância que investiga a paternidade e garante a cidadania de quem só foi registrado pela mãe. O projeto conta com o apoio do conselho tutelar. Os voluntários visitam casas, hospitais e escolas a procura de quem precisa regularizar o documento. Cerca de 200 jovens já foram beneficiados pelo projeto Quero Pai. Para reduzir o custo do processo, o juiz buscou o apoio de um laboratório que passou a fazer o exame de DNA pela metade do preço cobrado no mercado.


O programa Brasil. Jus sobre os projetos de Goiás será exibido na sexta-feira (22), às 12:30 e às 22:30 e no domingo (24) à meia-noite.