Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

“Quero ajudar o presidente Gilmar a fazer uma administração de construção”, diz desembargador Homero Sabino


“É histórico para mim.” A frase é do animado futuro 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), desembargador Homero Sabino de Freitas ao comentar a posse da nova diretoria-executiva da associação, no próximo dia 31 de janeiro. O magistrado foi eleito, junto ao juiz Gilmar Luiz Coelho e a 2ª vice-presidente, juíza Christiane Gomes Falcão Wayne, para o comando da ASMEGO no biênio 2014-2015.


O desembargador agora vive a expectativa de retorno ao ambiente classista, uma de suas paixões. A nova diretoria da instituição será empossada nesta sexta-feira em solenidade que será realizada às 19h30, na sede da associação. Confira o bate-papo que tivemos com ele, que é fundador da ASMEGO e já foi presidente da instituição em 12 mandatos. A primeira gestão foi por aclamação. Ele também já foi vice-presidente por duas vezes. Essa será a terceira.


Agradecimento


"É emocionante! Agradeço primeiramente a Deus por me proporcionar esse retorno ao ambiente classista. É uma tarefa que eu sempre desempenhei com muito amor e carinho e, agora, volto convidado pelo atual presidente, juiz Gilmar Luiz Coelho, a quem sou grato. Agradeço também aos colegas aposentados que, na eleição, deram exemplo de amor à ASMEGO, comparecendo em massa para manifestar apoio e nos eleger. Tenho uma grande responsabilidade de ajudar a fazer a melhor administração, cercada de vitórias", diz.


Objetivos


"Queremos lutar para melhorar nossos vencimentos e por uma magistratura cada vez mais engrandecida e ligada ao povo de modo direto – como fiz quando fui presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, lançando vários projetos como: Justiça Itinerante, Justiça Ativa, Justiça Educacional e o Fundo do Poder Judiciário, esteio para que pudéssemos ter bons fóruns em todas as comarcas pelo interior. Quero ajudar o presidente a fazer uma administração de construção." "


Força


"Se depender de mim, a ASMEGO será muito mais ativa do que nos tempos em que eu exerci a presidência. Estaremos presente em todos os momentos. Sempre com vitórias consagradoras. Espero que Deus nos ajude. Estaremos unidos para que consigamos construir um exemplo para toda a nação brasileira. São estes os meus humildes propósitos."


Convite


"Quero também convidar a todos os aposentados a participarem da cerimonia de posse. Novos tempos, novos rumos são os objetivos dessa nova diretoria. Peço o comparecimento também dos novos juízes, dos juízes da ativa, daqueles mais antigos e, também, dos membros do próprio Tribunal. Estamos unidos em torno de um só propósito: trabalhar para que em Goiás exista um Poder Judiciário que saiba desempenhar sua função: dar paz e segurança ao povo goiano."


Currículo


Desembargador Homero Sabino de Freitas tem 83 anos. É formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. É presidente-fundador da ASMEGO, tendo permanecido à frente da entidade durante os primeiros 26 anos da associação. É também o fundador da Escola Superior da Magistratura de Goiás. Homero Sabino assumiu a função de desembargador em 1979, mas começou a carreira na magistratura em 1957, como juiz substituto em Morrinhos. Foi promovido a titular da comarca de Arraias, foi para comarca de Formosa e, em seguida, para a 4ª Vara Criminal de Goiânia. Chegou a ser transferido para a então Vara das Fazendas Públicas Municipais e Estaduais, e ainda foi o primeiro juiz diretor do Foro da capital. Homero Sabino foi presidente do Tribunal de Justiça entre 1995 e 1997, corregedor-geral da Justiça em Goiás, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), corregedor eleitoral do TRE e, até hoje, é reconhecido como o principal defensor dos aposentados da magistratura goiana. Alcançou, por exemplo, para as viúvas de magistrados o benefício de 100% dos salários dos maridos como pensão após o falecimento dos mesmos.