Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Redução da maioridade penal e eleições diretas no Judiciário são temas do Brasil Justiça

Desembargador Sebastião Coelho é o entrevistado dessa semana no programa Brasil Justiça Desembargador Sebastião Coelho é o entrevistado dessa semana no programa Brasil Justiça

Presidente da Amagis-DF, desembargador Sebastião Coelho diz, sobre as eleições diretas, que a “mudança é fruto do empenho das associações capitaneadas pela AMB e vamos vencer independente da emenda constitucional que está tramitando no Congresso Nacional”




Depois de mais de 21 anos parada, a proposta de emenda à constituição 171 de 1993, que altera a maioridade penal de 18 para 16 anos, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Para falar sobre esse assunto que divide opiniões num país com mais de 500 mil presos, e também as eleições diretas para os dirigentes dos tribunais, o Brasil Justiça deste sábado (11) recebe o presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), desembargador Sebastião Coelho.


Na entrevista, o magistrado comenta os argumentos dos que são contrários e favoráveis à redução da maioridade penal.  Sobre as eleições diretas para os dirigentes dos tribunais, Sebastião Coelho diz que a “mudança é fruto do empenho das associações capitaneadas pela AMB e vamos vencer independente da emenda constitucional que está tramitando no Congresso Nacional”.


Você confere ainda no quadro Vida de Juiz, o depoimento do desembargador  do Tribunal Regional Federal (TRT) da 4ª Região Rogério Favreto. Ele orienta os profissionais que querem ingressar na magistratura. “A minha dica para aqueles que buscam essa carreira é que além do aperfeiçoamento dos estudos, das leis normativas, da jurisprudência para a aprovação do concurso, também procurem entender a vida em sociedade”, afirma.


Já no quadro Ser Juiz, o desembargador Eladio Lecey, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), conta como é trabalhar no seu Estado. “É bom, porque temos tanto um Poder Judiciário estadual quanto federal muito bem preparado, os candidatos a juiz estudam muito, se preparam e os tribunais têm boas estruturas”, explica.


Brasil Justiça


Exibições:


Inédito: Sábado, às 6h30


Reapresentações:


Segunda-feira, às 22h


Terça-feira, às 6h


Fonte: Renata Brandão | Ascom/AMB