O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou, durante a Semana Nacional da Conciliação, 54,5 mil acordos, o que significa que 91,8% das 59,3 mil audiências agendadas tiveram um bom desfecho. O valor arrecadado foi superior a R$ 40,7 milhões. Somente na Estação Goiânia, mais de 28 mil ações foram analisadas, com mais de 26 mil acordos, que totalizaram R$ 20,1 milhões.
Para o coordenador do evento, juiz Paulo César Alves das Neves, o número de acordos ultrapassou em 30% o índice registrado na edição anterior, quando foram realizados 43 mil. “Foi um sucesso. Superou as nossas expectativas. Nunca houve rendimento igual”, avaliou ele, para quem o resultado se deve ao bom desempenho e à qualidade dos serviços prestados pelos juízes, servidores e voluntários.
Paulo ressaltou, ainda, a estrutura montada na Estação Goiânia, com senhas eletrônicas, ar-condicionado. “Esses números demonstram o aumento da credibilidade e do prestígio do TJGO com a sociedade”, observou.
Quanto ao comparativo nacional, que será divulgado posteriormente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a expectativa de Paulo César Alves é repetir o desempenho do ano passado, quando o Estado ficou em primeiro lugar com 43 mil acordos, contra 17 mil do segundo colocado.
Interior
As comarcas de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e Rio Verde integraram o projeto pelo segundo ano consecutivo e também apresentaram índices positivo.
Entre as naturezas das ações encaminhadas para a Semana Nacional da Conciliação estão aquelas de execução fiscal, revisional, consignatória, modificação de cláusula contratual, execução, cobrança, indenizatória, DPVAT, despejo, busca e apreensão, reconhecimento de paternidade, divórcio, guarda e responsabilidade, pensão alimentícia, execução de pensão alimentícia, revisional de alimentos, cancelamentos de alimentos, investigação de paternidade e modificação de cláusula.
No total, mais de 750 colaboradores participaram do evento, entre juízes, promotores, defensores públicos, conciliadores, servidores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), da Saneago, das prefeituras e estagiários.