Preocupada com a política remuneratória da magistratura, a AMB participou nesta quarta-feira, 7 de abril, de reunião no Conselho Nacional de Justiça, com o grupo criado no órgão para discutir proposta relacionada ao tema. No encontro, a AMB foi representada pelo seu diretor-tesoureiro, o juiz Emanuel Bonfim Carneiro, presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco.
Também participaram da reunião os presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Agora, os representantes das entidades vão redigir uma proposta que será apresentada ao CNJ no dia 16 de abril.
O grupo do Conselho é coordenado pelo conselheiro Ives Gandra Martins, presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoa do CNJ. O grupo foi criado por meio de portaria assinada por seu presidente, ministro Gilmar Mendes e autoriza os integrantes a buscar o auxílio de autoridades e especialistas de entidades públicas e privadas, como consultores, para avaliar as medidas discutidas. As conclusões serão reunidas em uma minuta que segue para o STF a quem caberá o encaminhamento do texto para apreciação do Legislativo.