Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Reynaldo Fonseca é empossado ministro do STJ

desembargador Reynaldo Fonseca Desembargador Reynaldo Fonseca (à esquerda) é proveniente do TRF-1

Presidente da AMB, João Ricardo Costa, e integrantes da diretoria prestigiaram a solenidade


Em cerimônia que reuniu magistrados e políticos em Brasília, o desembargador Reynaldo Fonseca, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), tomou posse nesta terça-feira (26) como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente da AMB, João Ricardo Costa, e integrantes da diretoria prestigiaram a solenidade.


“A AMB tem uma expectativa muito grande em relação às novas formas de resolução de conflitos, como a conciliação e a justiça restaurativa. O desembargador Reynaldo tem uma história importante e vai trazer para o STJ a sua contribuição e experiência nessa área”, disse João Ricardo.


O coordenador da Justiça Estadual da AMB, Gervásio Santos, afirmou que o STJ ganhou um grande ministro. “Conheço Reynaldo Fonseca há mais de 40 anos e pelo seu preparo técnico, sua inteligência e cortesia tenho certeza que fará um excelente trabalho. É associado da AMB desde 1992 e com ele, no STJ, vamos ter uma parceria eficaz”, comentou.


Rogério Favreto, coordenador da Justiça Federal da AMB, destacou que o tribunal terá incorporado um magistrado com preocupação e sensibilidade humana para as causas sociais e jurídicas. “O desembargador Reynaldo construiu uma carreira brilhante com compreensão da melhor aplicação do direito, com especial característica que precisamos, hoje, que é a conciliação e a mediação. É um grande lutador dessa causa e vai engradecer o STJ”, explicou.


O novo ministro defende a conciliação e a mediação como instrumentos de solução de conflitos. Para ele, a opção pela conciliação não objetiva apenas desafogar o Judiciário, mas “encontrar a melhor solução para os conflitos apresentados à Justiça, procurando sempre utilizar uma ferramenta eficaz para a implementação da pacificação social”.


Reynaldo Fonseca substituirá o ministro Arnaldo Esteves Lima. Ele vai compor a Terceira Seção e a Quinta Turma, colegiados que analisam questões de direito penal.


Currículo


O novo ministro é proveniente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília. Natural de São Luís, Fonseca iniciou sua vida profissional como servidor do Poder Judiciário. Entre 1982 e 1986, passou pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e pela Justiça Federal.


Em 1992, ingressou na magistratura como juiz de direito substituto no Distrito Federal. Logo em seguida, aprovado em concurso em 1993, tornou-se juiz federal substituto da 4ª Vara da Seção Judiciária do DF. Tomou posse no TRF1 em 2009.


Fonte: Ascom/AMB (com informações da Assessoria de Comunicação do STJ)