Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Roberto Bacellar destaca papel dos Juizados Especiais


A realização do XXXIII Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje) que aconteceu até sexta-feira (24), em Cuiabá, no Mato Grosso, reuniu 170 Juízes de Direito que compõem o Sistema dos Juizados Especiais, de 24 estados brasileiros, que mostraram projetos que estão sendo realizados em todo país. O tema do Fonaje foi “Juizados Especiais – Prioridade dos Tribunais”.


O Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Bacellar, representou o Presidente da AMB, Nelson Calandra, na abertura do evento na noite de quarta-feira (22). Bacellar disse que passou um recado aos Magistrados do Brasil. “Falei da esperança no sistema de Juizados Especiais no Brasil, sobre o comprometimento dos Juízes dessas áreas, da melhora no atendimento jurisdicional, na vocação para o Juizado Especial com a mediação na questão da gestão de conflitos e a vocação desses Magistrados para a solução mais rápida  e efetiva dos conflitos”, explicou.


O objetivo do Fonaje é compartilhar ideias e projetos, já implantados ou que estejam em andamento, a fim de permitir maior integração entre magistrados e coordenadores de Juizados Especiais de todo o Brasil.


Roberto Bacellar lembrou que o Fonaje foi criado em 1997 e que o Paraná foi um dos pioneiros na criação do fórum, época em que já estava vinculado a ele. “Tenho uma relação histórica com o Fonaje desde a sua criação. Sua terceira edição foi coordenada por mim e o 23º Fonaje foi realizado em Curitiba”, enfatizou o presidente da ENM, completando que por mais de dez anos atuou em Juizados Especiais.