"A magistratura goiana é respeitada em todo o Brasil", com essa frase o secretário geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Nelson Missias de Morais deu início a sua palestra, agora há pouco, no encontro da Regional de Goiânia, promovido pela ASMEGO. O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais comentou sobre a tentativa de divisão do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fundesp). "A AMB está de portas abertas para lutar com a magistratura goiana. A entidade é, hoje, vocacionada unicamente para a defesa dos magistrados e da autonomia dos nossos tribunais".
O secretário geral da AMB falou ainda sobre o andamento dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, envolvendo as prerrogativas da Justiça Estadual. Segundo o magistrado, eventos que reúnem os juízes para tratar dessas questões são cada vez mais necessários. "Precisamos desses encontros para discutir o que está acontecendo. A magistratura brasileira vive hoje talvez o pior momento de sua historia. Está na hora de nós aprendermos que precisamos sair dos gabinetes para defender nossos interesses, no Congresso Nacional".
Sobre os projetos que tratam da revisão dos subsídios e do ATS (Adicional por Tempo de Serviço), Morais ressaltou que está otimista para que as matérias sejam aprovadas no próximo ano. "Hoje nós estamos cada vez mais motivados. Não é facil defender a revisão dos nossos subsidios e dos ATS. Sabemos que dificilmente a correção virá no próximo semestre, mas estamos esperançosos para o início do ano que vem".
O encontro regional que reúne os juízes de Goiânia e da Região Metropolitana, além de desembargadores, começou às 10h, com a solenidade de abertura. No ínício dos trabalhos, o presidente da ASMEGO, Átila Naves Amaral reiterou a importância da realização dos encontros e lembrou que várias reivindicações levantadas pelos juízes, nos eventos, já foram solucionadas por meio da associação. "Por meio dos encontros nas diversas regiões do Estado ouvimos as questões da nossa carreira e encaminhamos à direção do Tribunal. Já obtivemos grandes conquistas nesse periodo, como por exemplo, a flexibilização do direito de moradia".
O encontro contou com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Vítor Lenza; do vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gilberto Marques Filho; do diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg), José Carlos de Oliveira e do diretor geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos. Também participaram, o presidente do Conselho Deliberativo da associação, Gilmar Luiz Coelho; o diretor de coordenação regional, Murilo Vieira de Faria; o coordenador da regional de Goiânia e Entorno, William Fabian Ramos e o diretor do foro de Goiânia, Donizete Martins.