A Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será encerrada oficialmente nesta sexta-feira, 11, em solenidades que se realizarão no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG). No Rio, estarão presentes os conselheiros do CNJ, Morgana Richa, presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania, Marcelo Nobre e Nelson Tomaz Braga.
Iniciada no último dia 7 de dezembro em todo o país, a Semana da Conciliação, que está em sua quarta edição, tem como objetivo a solução de conflitos por meio da conciliação. Durante o período foi feito um esforço conjunto de todos os tribunais brasileiros com o intuito de dar vazão aos processos que tramitam nas três esferas da Justiça (Federal, Estadual e Trabalhista).
A primeira edição da Semana Nacional da Conciliação ocorreu em 2006, quando foram realizados 46.493 acordos. No ano seguinte, foram 96.492 e, no ano passado, foram promovidos 130.848 acordos de conciliação em todo o país. A expectativa deste ano é que sejam firmados mais de 130 mil acordos, superando assim, a marca de 2008.