Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Senado presta homenagem a associação por seus 63 anos


Os 63 anos de lutas da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em prol da valorização da Magistratura e da construção de um Estado Democrático foram enaltecidas durante ato solene no Senado Federal, em Brasília, nesta segunda-feira (5). A Sessão foi presidida pelo Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), Presidente da Comissão de Constituição Cidadania e Justiça. A AMB foi representada por seu Presidente, Nelson Calandra. O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, e o diretor para Assuntos Institucionais e Legislativos da entidade, juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, compareceram à cerimônia.


Em seu discurso, Eunício Oliveira ressaltou o empenho da Associação como uma das mais atuantes entidades de classe do País. “A AMB congrega mais de 13 mil Magistrados e, em seus 63 anos, o Senado não poderia deixar de homenageá-la. Ao saudar a Magistratura de nosso País, expresso nossa fé e respeito nesses homens e mulheres guardiões da Constituição, da Democracia e da igualdade social. A AMB é a manifestação eloquente da competência e do trabalho de Vossas Excelências”, pontuou.


Para o Presidente da AMB, Nelson Calandra, a cerimônia marca o compromisso do Legislativo brasileiro em atuar lado a lado à Magistratura na construção de Judiciário Sólido e eficiente. “São 63 anos de caminhada em uma estrada sinuosa e pedregosa. O governo brasileiro tem que investir na paz, e a Magistratura está presente na construção desse caminho, trilhado em parceria com o Legislativo e com o Executivo”, destacou.


Calandra ainda recordou o trabalho da AMB em prol do aperfeiçoamento das leis. “Nós não nos cansaremos de trabalhar para que o Brasil seja um país cumpridor de sua Constituição e de suas leis, resultando em uma nação verdadeiramente democrática”, completou.


A líder do PR no Senado, Ana Amélia Lemos (PR-RS), reafirmou a preocupação da AMB nos temas de interesse social. “A AMB desempenha um importante papel nos assuntos que afetam a Justiça, a Cidadania, e a Democracia brasileira”, destacou a Senadora, que falou da necessidade de Leis e ações mais eficazes para proporcionar mais segurança à Magistratura. “182 Juízes brasileiros estão ameaçados de morte. Essa é outra questão muito preocupante e que precisa, sem dúvida, da atenção desta Casa”, ressaltou.


O Presidente da Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, Deputado Wellington Fagundes (PR-MT), também prestigiou a Sessão Solene e elogiou a trajetória da AMB ao longo de mais de seis décadas. “O Brasil dispõe de uma Magistratura sólida, com profissionais altamente qualificados e reconhecidos internacionalmente, e que podem contar com uma entidade séria e respeitada, que busca soluções não só para os problemas da categoria, mas também para questões sociais e de cidadania”, afirmou.


A mesa da solenidade foi composta pelo Presidente da AMB, Nelson Calandra, os Senadores Eunício Oliveira, Ana Amélia Lemos e Mozarildo Cavalcanti, o Deputado Federal Wellington Fagundes, O Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), Gilmar Soriano, o Vice-Presidente do Superior Tribunal Militar, Olympio Pereira da Silva Júnior, o Secretário-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Coêlho, e o Ministro do Superior tribunal de Justiça, Massami Uyeda.