Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Senador e deputados visitam Centro de Pacificação Social em Uruaçu

Após ter sido referendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e recomendado a todas as comarcas de Goiás pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, o primeiro Centro de Pacificação Social do Brasil, instalado em Uruaçu em agosto do no ano passado, tem chamado a atenção de várias autoridades nacionais. Prova disso foi a visita do senador Marconi Perillo e dos deputados Leonardo Vilela e Júlio da Retífica ao juiz Murilo Vieira Faria, diretor do Foro de Uruaçu e idealizador do projeto, nesta segunda-feira (22). O objetivo do encontro foi conhecer de perto o funcionamento e a estrutura do Centro de Pacificação Social na comarca, que já se tornou referência no País. Na ocasião, o senador elogiou os trabalhos do CPS e ressaltou a importância da prevenção ao crime e da conciliação como método de resolução dos conflitos.


Desenvolvido por Murilo Faria, o Centro de Pacificação, que possui dois andares, 10 bancas permanentes de conciliação e 400 metros quadrados, funciona com o apoio da comunidade, dos advogados e de diversos outros profissionais que trabalham voluntariamente no atendimento à população. A sede está localizada ao lado do fórum de Uruaçu e atende ainda os municípios goianos de Uruaçu, Alto Horizonte, Campinorte e Nova Iguaçu. Nele trabalham cerca de 50 voluntários, entre juízes, advogados e profissionais de diferentes áreas. O CPS também presta assistência na área de saúde, meio ambiente, prevenção de crimes e combate ao uso de drogas.


O CPS dá continuidade ao projeto Justiça Global que é realizado na cidade há nove anos pelo magistrado em parceria com a organização não-governamental Defensoria do Meio Ambiente de Uruaçu e com o Conselho da Comunidade local, que tem como presidente Rodrigo Rodolfo Fernandes. Há quatro anos o Justiça Global foi incrementado com a criação de um programa de rádio semanal, na emissora local. Encabeçados por Murilo Faria, são desenvolvidos ainda diversos projetos sociais na comarca como o estímulo ao plantio de árvores, defesa de nascentes e combate a queimadas irregulares.