O prédio atual - cedido pela prefeitura - foi construído há mais de 25 anos. “Um lugar bastante desgastado e que não conta com espaço suficiente para acomodar os processos em andamento e até os servidores.” As palavras são da juíza de Morrinhos, Patrícia Dias Bretas. Ela se refere ao fórum do município, que fica há 128 quilômetros de Goiânia. Mas essa história está prestes a mudar.
É que nesta sexta-feira (24/01), Morrinhos passará a contar com um novo fórum. A inauguração contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, da juíza de Direito e diretora do Foro, Patrícia Dias Bretas, do presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), Gilmar Luiz Coelho, do prefeito da cidade, Rogério Troncoso, demais magistrados goianos e diretores da ASMEGO e autoridades locais.
Mudanças
Para a juíza Patrícia Dias Bretas, “a inauguração do novo prédio representará um marco para a comarca de Morrinhos, pois é uma edificação muito expressiva, construída em uma parte nova da cidade”. Com a ida do fórum para um bairro mais amplo, a expectativa é que haja um deslocamento de parte do comércio, escritórios de advocacia para áreas próximas, mudando o cenário à sua volta.
Ainda segundo a magistrada, com quase 170 anos, Morrinhos também sofria com a falta de segurança, devido à estrutura frágil da edificação. “Algumas janelas não contam com grades. Também é precária a segurança de juízes e servidores. Não há câmeras de monitoramento e espaço adequado para abrigar réus presos, que vão ao fórum para audiências”, lembra. O novo fórum terá estacionamento para os servidores, juízes, advogados e para partes nos processos, além de conforto e funcionalidade, necessários aos cidadãos de toda a região.
A solenidade de inauguração do novo Fórum de Morrinhos está marcada para às 10 horas da manhã. O prédio foi construído na Avenida dos Trabalhadores, no Bairro Arca de Noé, ao lado do Parque Ecológico.