Há casos de juízes que estão há 15 anos convivendo com escolta 24 horas por dia
O Jornal da Band, exibido pela TV Bandeirantes em âmbito nacional, apresentou, de 11 a 15 de maio, a série especial de reportagens "Juízes Ameaçados". A equipe de reportagem do telejornal viajou por seis Estados para retratar a insegurança vivida pelos servidores e juízes que vivem constantemente sob ameaças. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente no Brasil mais de 200 magistrados vivem sob constante risco.
A situação atinge não só os magistrados que atuam na área criminal, como também os que jurisdicionam em causas trabalhistas, cíveis e até mesmo aqueles que decidem sobre questões eleitorais. Infelizmente, nem todos os juízes contam com escolta. Alguns seguem a mercê da ação de traficantes, grupos de extermínio, milícias e de políticos corruptos. Para garantir a segurança dos magistrados e servidores, alguns Estados adotam medidas de segurança, como por exemplo, cursos de defesa pessoal e familiar.
A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) tem investido, nos últimos anos, no oferecimento de cursos de tiro para magistrados associados. E tem, reiteradamente, cobrado do Poder Judiciário o cumprimento de medidas legais, impostas pelo CNJ, no que tange à segurança nas unidades judiciárias estaduais. E estão abertas inscrições em novo curso de segurança, oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (ESMEG) e o Exército Brasileiro, com vagas para magistrados goianos. Informe-se aqui.
Assista às reportagens:
Juízes Ameaçados: emboscadas fazem parte da vida do magistrados
Juízes ameaçados: magistrado é intimidado por quadrilha que executou colega
Juízes ameaçados: magistrado vive sob escolta há 15 anos
Juízes ameaçados: magistrado é alvo de rebelião
Juízes ameaçados: Exército oferece curso de defesa a magistrados
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO