Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Sociedade goianiense conhece campanha Mude um Destino, da AMB, lançada pela Asmego


Preocupada não apenas com as questões corporativas, mas também com temas sociais, a Asmego lançou, na manhã do último dia 30, a segunda fase da campanha Mude um Destino, uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Cerca de 150 pessoas, entre juízes, promotores, advogados, jornalistas, estudantes e interessados no assunto, prestigiaram o evento, que foi realizado na sede da entidade.


Focada no incentivo à adoção consciente, ou seja, feita por intermédio do Poder Judiciário, esta segunda etapa da campanha chegou hoje ao seu 15º estado, tendo passado pela Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


A solenidade desta manhã foi iniciada com a execução do Hino Nacional pelos alunos do Lílian Centro de Música de Goiânia e marcada por belos discursos, por depoimentos emocionados de pais que adotaram crianças e pela exibição do documentário "Se essa casa fosse minha...", produzido pela AMB.


A solenidade foi aberta com discurso do presidente da Asmego, Átila Naves Amaral: "A Mude um Destino, que Goiás recebe com muita satisfação, desperta a sociedade para uma realidade marcante. A exemplo do que aconteceu em outros estados, esta campanha também será positiva aqui em Goiás. Que Deus abençoe esta campanha", afirmou o presidente.


O juiz da Infância e Juventude de Goiânia, Maurício Porfírio Rosa, também esteve presente no evento e ressaltou, em sua explanação, que é impossível permitir que uma criança ou adolescente viva longe de uma família. "Não podemos admitir uma só criança sem pai, sem mãe, e isso depende de nós. Feliz a AMB que compreendeu a importância da participação dessa poderosa associação nos assuntos ligados à adoção", afirmou o magistrado.


Representando a AMB, o juiz Wilson da Silva Dias também salientou a importância da parceria da entidade nacional com a Asmego, afirmando que mais uma vez a magistratura demonstra à sociedade que "a sua causa não diz respeito apenas às questões internas". "A Asmego tem de ser parabenizada porque não mediu esforços, ao contrário, se dedicou muito à realização deste evento aqui em Goiás. Está de Parabéns a AMB e congratulo também a Asmego", afirmou o vice-presidente da AMB.


O caminho correto


O vice-presidente da AMB e coordenador nacional da campanha Mude um Destino, Francisco Oliveira Neto, apresentou à platéia os principais objetivos da iniciativa, desde a sua primeira fase, desenvolvida durante todo o ano de 2007. Ele destacou que o foco da campanha nesta etapa é o alerta à sociedade sobre os riscos de se adotar às margens do Poder Judiciário e sem a efetuação de registro no Cadastro Nacional de Adoção.


Segundo Oliveira Neto, a ação também busca debater o difícil momento para um magistrado quando deve decidir pela destituição ou não do poder familiar, além de orientar os cidadãos sobre a dura realidade dos chamados "filhos de criação". "É preciso mostrar às pessoas qual o caminho correto na hora de adotar", alertou, completando: "Saio daqui renovado, com as minhas baterias recarregadas para dar continuidade a esta campanha".


A campanha Mude um Destino será lançada amanhã, dia 31, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.