Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Teatro Goiânia recebe a Orquestra Filarmônica de Goiás nesta quinta-feira

O Teatro Goiânia abre espaço para uma série de concertos da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), cujo primeiro espetáculo será nesta quinta-feira, 18, às 20h30, com entrada franca. A série Concertos no Teatro Goiânia será realizada nas quartas e quintas-feiras, até o mês de dezembro. Nela, será apresentado um amplo repertório musical com interpretações de obras célebres, contando com a participação de renomados artistas convidados.


Inspirado nos tradicionais espaços culturais do mundo, a orquestra celebra nesta quinta-feira o início de seu calendário anual sob a regência de Eliseu Ferreira e solos de Alessandro Borgomanero. O programa abre com o Hino Nacional Brasileiro, seguido por obras de Carlos Gomes, Shostakovich e Dvořák.


Na sexta-feira, 19, às 20 horas, a orquestra realiza concerto na Igreja Esperança, no Jardim Mont Serrat, em Aparecida de Goiânia, dentro do projeto “Orquestra nos Bairros”. O projeto é uma iniciativa de enorme alcance social que visa levar a OFG a diversas localidades de Goiânia. Os Concertos nos Bairros têm a finalidade de ampliar o acesso da população à música erudita, privilegiando regiões em que apresentações deste gênero são raramente agendadas. A apresentação será nas quintas e sextas-feiras, sempre às 20 horas.


Alessandro Borgomanero, violino


Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras do exterior e no Brasil Participou com concertos em diversos festivais de música e tem vários CDs gravados. Borgomanero vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando-a em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros. Em 2012, foi regente titular da Orquestra Filarmônica de Goiás.


Eliseu Ferreira, regência


Natural de Anápolis. É licenciado em Educação Artística, bacharel em Clarineta e mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento e master classes no Brasil e no exterior. Além de clarinetista, foi também regente assistente da Orquestra Filarmônica de Goiás, regente titular da Orquestra Jovem de Goiás, da Orquestra Planalto Central, da Orquestra de Câmara de Goiânia, da Camerata Vocal de Goiânia e da Banda Sinfônica do CEFET-GO. Desde 2002, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. Em 2013, Eliseu Ferreira assumiu a titularidade de regente da Orquestra Filarmônica de Goiás e também colabora com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, na direção de alguns concertos realizados na capital.


A Orquestra


A Orquestra Filarmônica de Goiás, criada em janeiro de 2012, realizou cerca de 20 apresentações musicais, divididas em quatro séries de concertos, com mais de 10 artistas convidados de renome nacional e internacional. Com uma nova configuração, a Orquestra Filarmônica de Goiás iniciou o ano de 2013 com as audições e o processo seletivo, aprovando os músicos que compõem o seu quadro. Na programação da Temporada 2013, estão previstas 42 apresentações musicais em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia, entre as séries concertos no Teatro Goiânia, no Teatro SESI e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de concertos especiais. Teremos 25 artistas, de renome nacional e internacional, que se apresentarão com a OFG para um público de, aproximadamente, 30 mil pessoas. Entre eles destacam-se: André Micheletti, Alex Klein, Daniel Guedes, Flavio Gabriel, Jean Louis Steuerman, Ricardo Castro, Carlos Moreno e João Carlos Martins.