Programação inclui palestras sobre qualidade de vida e direitos. Encontro segue até dia 24 de maio na cidade de Belo Horizonte
Os pensionistas e juízes aposentados associados à Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) que vão participar do X Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) na cidade de Belo Horizonte (MG), contarão com uma extensa programação de palestras e visita a pontos turísticos da capital mineira. A delegação de Goiás parte hoje cedo de Goiânia.
O evento tem início nesta terça-feira, 19, e segue até o dia 24 de maio. A abertura solene será realizada às 19 horas, com as presenças do presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis-MG), Herbert Carneiro; e a diretora do Departamento de Pensionista da AMB, Eneida Barbosa.
Na quarta-feira, 20, os congressistas participam de um passeio turístico por Belo Horizonte, às 9 horas da manhã. A programação segue à noite, com a palestra sobre o tema O olho e o tempo, ministrada pelo oftalmologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC), doutor Cleber Pereira Godinho. Em seguida, o professor Júlio César Maria Rosa palestra sobre É preciso saber viver: mais qualidade, menos estresse. O professor é educador, biólogo, estudioso em Filosofia e pesquisador do comportamento humano.
No dia 21, quinta-feira, haverá a reunião dos diretores do Departamento de Pensionistas para elaboração da Carta de Belo Horizonte de 2015. Mais tarde, os pensionistas e juízes aposentados participam do lançamento do livro Tempo de Migração, da autora Teca Mascarenhas. O ciclo de palestras segue com as explanações sobre Planejamento do Orçamento Familiar e Previdência Pública, apresentadas, respectivamente, pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais, Marcelo Barbosa; e pelo diretor da Secretaria de Previdência da AMB e presidente da Comissão de Exame do Anteprojeto da nova Lomam, Eduardo Uhlein.
Na sexta-feira, 22, ocorre o encerramento da programação científica, após a apresentação de duas palestras e a leitura da Carta de Belo Horizonte e entrega do troféu para maior delegação presente no evento. A primeira exposição da noite será feita pelo endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, doutor Levimar Rocha Araújo, que fala sobre o Diabete e resistência à insulina. Em seguida, a jornalista, socióloga e produtora cultural Perla Nahum aborda o tema História, moda e comportamento.
No dia 23, sábado, os pensionistas e magistrados farão uma viagem a Inhotim, Jardim Botânico e museu a céu aberto, com saída programada para às 8 horas da manhã. No domingo, 24, os pensionistas poderão conhecer a famosa Feira de Arte e Artesanato, que está localizada na Avenida Afonso Pensa, em frente ao Hotel Othon Palace, onde os congressistas ficarão hospedados. A feira funciona das 7 horas às 14 horas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO