Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Tema central do XIII Congresso Goiano da Magistratura é aclamado por congressistas

O auditório da ASMEGO foi palco para debates sobre A independência, a ética e a valorização da magistratura durante o XIII Congresso Goiano da Magistratura, nesta quinta (1º) e sexta-feira (2). Centenas de magistrados, operadores do Direito e estudantes participaram do evento.

Confira álbum de fotos.

juiza-substituta-marcela-waleska-mendonca Juíza substituta Marcela Waleska Costa de Mendonça

A juíza substituta Marcela Waleska Costa de Mendonça ressaltou a importância do congresso para a troca de experiências. "Este não é um congresso com discussões puramente teóricas. Para nós, que acabamos de ingressar na carreira, é essencial ver soluções práticas para os nossos processos do dia a dia e estar atualizados com os desdobramentos de temas afetos ao atual contexto da Magistratura", avaliou.

A diretora do Foro da Cidade de Goiás, juíza Alessandra Gontijo do Amaral, observou que o encontro calhou com a luta da magistratura contra a corrupção e em prol da independência dos juízes e membros do MP. "Este encontro traz aconchego para os magistrados discutirem entre si e procurarem soluções frente ao momento extremamente delicado vivenciado. Um momento em que buscam cercear a autonomia do Poder Judiciário."

Comissão organizadora

"A mensagem do congresso foi importante para que a sociedade entenda que a Magistratura goiana e brasileira enfrenta dificuldade para manter a sua independência frente a projetos de lei no Congresso Nacional que nos preocupam e ameaçam a nossa judicatura", avaliou a juíza Flávia Cristina Zuza, integrante da Comissão Executiva do XIII Congresso Goiano da Magistratura.

Diretor Administrativo da ASMEGO, juiz Gustavo  Braga Diretor Administrativo da ASMEGO, juiz Gustavo Braga Carvalho

Também membro da Comissão Executiva do evento, o diretor Administrativo da ASMEGO, juiz  Gustavo Braga Carvalho comemorou a receptividade dos congressistas. "Pelo que observamos com os colegas, os congressistas, os objetivos foram atendidos, porque são temas muito caros à magistratura, a ética, a valorização e a independência. Nós sabemos que isso é uma construção diária das nossas garantias, desses vetores da carreira da magistratura. Os grandes juristas de Goiás e de outros estados atenderam ao que nós esperávamos ouvir, principalmente pelo que o País passa hoje."

O diretor-adjunto de Cultural da ASMEGO, juiz Gustavo Assis Garcia, reforçou que o Congresso Goiano da Magistratura é uma tradição da entidade de suma relevância para o congraçamento e aperfeiçoamento. "Este encontro adquire um contorno mais relevante ainda pelo momento histórico vivido, um verdadeiro atentado à independência funcional dos magistrados."

O XIII Congresso Goiano da Magistratura foi realizado pela ASMEGO e pela Esmeg. O evento contou com o apoio da agência Ampli Comunicação e da Fast Açai.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação | Fotos: Luciana Lombardi