O auditório da ASMEGO foi palco para debates sobre A independência, a ética e a valorização da magistratura durante o XIII Congresso Goiano da Magistratura, nesta quinta (1º) e sexta-feira (2). Centenas de magistrados, operadores do Direito e estudantes participaram do evento.
Confira álbum de fotos.
Juíza substituta Marcela Waleska Costa de Mendonça
A juíza substituta Marcela Waleska Costa de Mendonça ressaltou a importância do congresso para a troca de experiências. "Este não é um congresso com discussões puramente teóricas. Para nós, que acabamos de ingressar na carreira, é essencial ver soluções práticas para os nossos processos do dia a dia e estar atualizados com os desdobramentos de temas afetos ao atual contexto da Magistratura", avaliou.
A diretora do Foro da Cidade de Goiás, juíza Alessandra Gontijo do Amaral, observou que o encontro calhou com a luta da magistratura contra a corrupção e em prol da independência dos juízes e membros do MP. "Este encontro traz aconchego para os magistrados discutirem entre si e procurarem soluções frente ao momento extremamente delicado vivenciado. Um momento em que buscam cercear a autonomia do Poder Judiciário."
Comissão organizadora
"A mensagem do congresso foi importante para que a sociedade entenda que a Magistratura goiana e brasileira enfrenta dificuldade para manter a sua independência frente a projetos de lei no Congresso Nacional que nos preocupam e ameaçam a nossa judicatura", avaliou a juíza Flávia Cristina Zuza, integrante da Comissão Executiva do XIII Congresso Goiano da Magistratura.
Diretor Administrativo da ASMEGO, juiz Gustavo Braga Carvalho
Também membro da Comissão Executiva do evento, o diretor Administrativo da ASMEGO, juiz Gustavo Braga Carvalho comemorou a receptividade dos congressistas. "Pelo que observamos com os colegas, os congressistas, os objetivos foram atendidos, porque são temas muito caros à magistratura, a ética, a valorização e a independência. Nós sabemos que isso é uma construção diária das nossas garantias, desses vetores da carreira da magistratura. Os grandes juristas de Goiás e de outros estados atenderam ao que nós esperávamos ouvir, principalmente pelo que o País passa hoje."
O diretor-adjunto de Cultural da ASMEGO, juiz Gustavo Assis Garcia, reforçou que o Congresso Goiano da Magistratura é uma tradição da entidade de suma relevância para o congraçamento e aperfeiçoamento. "Este encontro adquire um contorno mais relevante ainda pelo momento histórico vivido, um verdadeiro atentado à independência funcional dos magistrados."
O XIII Congresso Goiano da Magistratura foi realizado pela ASMEGO e pela Esmeg. O evento contou com o apoio da agência Ampli Comunicação e da Fast Açai.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação | Fotos: Luciana Lombardi