Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJ arquiva processo disciplinar contra Desembargadora

Jornal O Popular, coluna Política, hoje:


O Órgão Especial do Tribunal de Justiça, que reúne os 17 desembargadores mais antigos, decidiu ontem por unanimidade arquivar processo administrativo disciplinar contra a desembargadora e presidente do Tribunal Regional de Justiça, Beatriz Figueiredo Franco. Foi investigado se ela cometeu ato ilícito ou falta ética ao atender telefonema do senador Marconi Perillo, como noticiou a revista Época, em 15 de maio, sobre pedido de liminar a favor do município de Itumbiara, em telefonema gravado pela Polícia Federal, com autorização judicial.



Em sua defesa, a desembargadora procurou demonstrar que o pedido não teve influência sobre o seu voto, que seguiu o que determina a lei para o caso em disputa. Ela também teria dito que o diálogo ocorreu dentro de uma conversa normal de amigos e velhos conhecidos.



O processo foi instalado de ofício pelo presidente José Lenar de Melo Bandeira, como é de praxe em caso de denúncia envolvendo membros do órgão. Na hora da votação, Beatriz Franco saiu da sessão para não constranger os colegas. Todos os presentes votaram pelo arquivamento. O voto vencedor não foi ainda publicado.



O senador tucano foi investigado por fraude eleitoral na Operação Voto, da Polícia Federal, e flagrado pedindo à desembargadora que negasse liminar para prefeito aliado, o que foi feito. Mas ela nega ter atendido a Marconi.