A instalação da Defensoria Pública em Padre Bernardo-GO também foi destaque no link de notícias do Portal do Poder Judiciário de Goiás. A nota foi divulgada há pouco, no site www.tjgo.jus.br.
Confira:
"Em solenidade que contou com a maioria das autoridades locais, o juiz substituto André Reis Lacerda, respondente em Padre Bernardo, realizou ontem (15) a instalação definitiva da Defensoria Pública no Município, dando, assim, continuidade a trabalho que, segundo ressaltou, foi inicialmente desenvolvido pelos juízes Danilo Cordeiro, atualmente em Jataí, e Ricardo Dourado, hoje em Posse. Na época em que atuaram na cidade, os dois conseguiram sensibilizar a Câmara Municipal a aprovar lei para criação da Defensoria Pública de Padre Bernardo e convenceram a Prefeitura a reformar uma sala no Fórum.
Segundo o juiz,com a ajuda do promotor Rogério Augusto Almeida Leite foram feitas reuniões com as prefeituras de Padre Bernardo e Mimoso para “suplantar o vácuo de acesso à Justiça” na comarca. Segundo o magistrado, anteriormente havia uma grande dificuldade para se realizar audiências, uma vez que quase todos os advogados militantes na região moram em Brasília.
“Até o momento, a Constituição, na parte que institui a Defensoria Pública como atividade essencial à Justiça, não tinha sido observada e a população tinha de mendigar uma assistência jurídica à porta dos escritórios, quando não ficava refém de políticos que diziam que conseguiriam um advogado da Prefeitura. Agora é diferente porque é lei, é obrigação municipal, e a parte que procurar o Fórum poderá já sair de lá com o atendimento completo”, ressaltou o magistrado."