Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJ-GO abre, daqui a pouco, exposição fotográfica do STF

“Com a participação da ministra Laurita Hilário Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o desembargador José Lenar de Melo Bandeira, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), dirigirá hoje (11), às 19 horas, no hall do 2º andar do TJ, a solenidade de abertura da Exposição Fotográfica Itinerante "Supremo Tribunal Federal em Brasília". Inicialmente haverá a apresentação de um vídeo especial, que exibirá "flashes" da história do Supremo Tribunal Federal (STF), contendo uma fala da ministra Ellen Gracie Northfleet sobre o evento e depoimentos de ministros e funcionários que trabalham na Suprema Corte. Na seqüência, o presidente do TJ fará pronunciamento, seguido de Laurita Vaz, que representará Ellen Gracie, presidente do STF e idealizadora do evento, cuja ausência foi justificada em razão de uma viagem ao exterior.



A exposição faz parte das comemorações alusivas aos 200 anos da Corte e tem como objetivo familiarizar o público com a importância do funcionamento do STF, além da busca por uma maior interação dos jurisdicionados goianos e autoridades judiciárias com a história do Poder Judiciário brasileiro e também estadual. O público em geral terá acesso à mostra até 9 de maio, cujo horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no hall do pavimento superior do TJ-GO. Sob a supervisão de Stenius Lacerda Bastos, diretor administrativo do TJ-GO, o vídeo com a história da Corte será regularmente exibido à população durante toda a sua permanência em Goiânia."A Exposição vem ao encontro dos valores institucionais subjacentes aos propósitos do Plano Estratégico do TJ-GO (2007/2009), discriminados em seus objetivos e perseguidos em seu plano de metas", conforme acentuado no folder.



Da mostra constam a galeria dos ex-presidentes do STF, o Salão Branco, a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, as salas das turmas, os edifícios integrantes do complexo do STF, registros fotográficos de diversas fases de sua construção, visitas de personalidades ilustres, como chefes de Estado, e desenhos originais das diversas fases do projeto da sede do STF, elaborados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. As fotografias preservam a memória do STF, transferido do Rio de Janeiro para Brasília na década de 1960, e foram produzidas pela fotógrafa Graça Seligman. Goiânia é a 13ª capital a receber a exposição itinerante, cuja mostra percorrerá ainda vários estados do Brasil, já tendo visitado Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Aracaju (SE), Maceió (AL); Recife (PE); João Pessoa (PB); e Natal (RN).”