Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJ-GO lança projeto ambiental no dia 25

Executar ações de responsabilidade socioambiental, conforme está preconizado na Meta 14 do Plano Estratégico 2007/2009 do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Esse é o princípio da adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública pelo TJGO, cujo contrato de adesão será assinado no dia 25, às 9 horas, com o Ministério do Meio Ambiente. Inicialmente serão implantados os projetos Quem Planta, Cuida e Coleta Seletiva.


O Quem Planta, Cuida consiste na criação e preservação de áreas verdes e proteção à biodiversidade, proporcionando um microclima mais agradável, bem-estar e contato de usuários e servidores com a natureza. Inicialmente participarão 19 comarcas, que vão realizar o plantio de mudas nativas do Cerrado, com o envolvimento de servidores e comunidade. A ação também tem função paisagística, pois criará jardins nas edificações e unidades administrativas do Poder Judiciário.


A Meta 14 do Plano Estratégico antecipou-se à Recomendação nº 11 do Conselho Nacional de Justiça, no sentido de que os Tribunais "adotem políticas públicas visando à formação e recuperação de um ambiente ecologicamente equilibrado". Em Goiás, o Poder Judiciário entendeu ser uma de suas funções realizar ações de responsabilidade socioambiental, afinal tem de inserir-se no seio da sociedade e dela fazer parte ativa, não ficando fechado à especificidade judicante.


O projeto Quem Planta, Cuida foi concebido inicialmente pelo diretor do Foro da comarca de Quirinópolis, juiz Gustavo Assis Garcia, que promoveu o plantio de árvores na área do Fórum local. Para estimular a participação dos servidores, estes assumem a responsabilidade de plantar a árvore e o compromisso de zelar por seu crescimento e desenvolvimento.


Em Goiânia, serão revigorados os jardins que circundam os edifícios do Fórum, do TJGO e dos Juizados Especiais, devolvendo-lhe as árvores extintas e enriquecendo-os de novas espécies. Nas outras 18 comarcas participantes, serão plantadas árvores nativas.


Coleta Seletiva


O Coleta Seletiva será implantado com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo produzido; promover a reutilização do material dando-lhe nova função e reciclar, transformando os resíduos em matéria-prima para produção artesanal e industrial. Serão instalados coletores apropriados em locais estratégicos, para que o material seja dispensado no recipiente adequado, bem como realizada ampla campanha de divulgação e conscientização, para alcançar o envolvimento dos servidores.