O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) é, atualmente, o mais avançado do país na prática de conciliação na esfera estadual. A afirmação é da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Morgana Richa. A notícia foi divulgada no site do CNJ, e diz ainda que o TJ do Espítrito Santo (TJES) e o Tribunal Regional Federal (TRF3) da 3ª Região também estão entre os mais avançados.
O Comitê Gestor da Conciliação no CNJ visitou todos os tribunais para acompanhar a implantação da Resolução nº 125, que busca estimular e assegurar a solução de conflitos por meio do consenso entre as partes. De acordo com a conselheira do CNJ, responsável pelo grupo, há disparidade nos tribunais em relação à implantação da política judiciária nacional de conciliação.
Em Goiás, o TJ tem uma comissão permanente responsável pelo Movimento pela Conciliação em Goiás e, no ano passado, foi o tribunal com melhor resultado na Semana Nacional pela Conciliação. A prática já é institucionailzada e ocorre também por meio de parceria com a sociedade civil nos Centros de Pacificação Social.