Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJ-PI retoma votação de eleições diretas nesta quinta (22)

Presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro Presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro

Estado poderá se tornar o primeiro a alterar forma de escolha do presidente e vice-presidente de órgão da Justiça estadual


Nesta quinta-feira (22), o Piauí pode se tornar o primeiro Estado do país a instituir eleições diretas no Poder Judiciário. O Pleno do Tribunal de Justiça se reúne em sessão extraordinária, a partir das 9 horas, e colocará em pauta a solicitação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) que visa permitir que juízes de 1º grau votem no processo eleitoral da Corte.


No último dia 24 de abril, o TJ-PI começou a apreciar a proposta. Mesmo com o pedido de vistas do desembargador Hilo de Almeida Sousa, nove magistrados já anteciparam o voto favorável à ampliação do colégio eleitoral do Poder Judiciário piauiense.


“Para que nossa proposta seja aprovada, precisamos de 10 votos. Como nove desembargadores já se posicionaram favoráveis, estamos a um voto de fazer história no Judiciário brasileiro e ser o primeiro Estado do país a implementar eleições diretas no Judiciário”, afirma o presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro.


A reivindicação da Amapi por eleições diretas no TJ-PI integra a campanha Diretas Já nos Tribunais, encabeçada pela Associação dos Magistrados Brasileiros. No último dia 31 de março, a Associação protocolou requerimento no TJ-PI solicitando a participação de juízes de primeiro grau na escolha dos presidentes e vice-presidentes do Tribunal.


Atualmente, apenas os desembargadores participam da escolha para cargos diretivos do Poder Judiciário. No Piauí, são 19 desembargadores diante de quase 150 juízes em atividade.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Amapi