Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJGO: Agenda de janeiro tem 23 inaugurações de fóruns confirmadas

Janeiro será um mês movimentado para o Poder Judiciário goiano. Encerrando a gestão 2009/2011, sob a presidência do desembargador Paulo Teles, 23 comarcas receberão novas sedes, mobiliadas e equipadas para funcionamento imediato. Outras duas comarcas também podem receber, ainda em janeiro, seus novos prédios, se confirmada a finalização das obras.


Dotar as comarcas de prédios próprios é uma das metas de maior prioridade do Plano Estratégico da gestão 2009/2011. A intenção é oferecer melhores instalações, tanto para o atendimento aos jurisdicionados como para que os funcionários possam desenvolver suas atividades com mais eficiência, dignidade e conforto. Nas comarcas que ainda não possuem sede própria, o Fórum funciona em prédios cedidos pelas prefeituras locais, mas muitas vezes não são ou se tornaram inadequados para as atividades desenvolvidas. As novas sedes são construídas em terrenos doados pelo Executivo municipal, com aval das Câmaras de Vereadores.


Receberão prédios novos, pela ordem cronológica, as comarcas de Cidade Ocidental, Rubiataba, Itapaci, Campinorte, Uruaçu, Uruana, Alexânia, Corumbaíba, Cumari, Águas Lindas, Corumbá, Mossâmedes, Trindade, Cromínia, Aparecida de Goiânia, Cristalina, Goianápolis, Cachoeira Dourada, Bom Jesus, Panamá, Novo Gama, Valparaíso, Anápolis, Aruanã e Iaciara – as duas últimas pendentes de confirmação.


Os modelos de fóruns construídos seguem padrões pré-estabelecidos, de acordo com a dimensão da comarca, em números de jurisdicionados e volume de processos. São cinco os modelos adotadas, sendo de uma vara simples (642 mª); uma vara com juizado integrado (1.184 mª); uma vara e um juizado (1.508 mª); três varas e um juizado (2.238 mª); e o de cinco varas e um juizado (4.090 mª). Todos os modelos são construídos de forma que permitem ampliações posteriores.