O 54° concurso para Juiz Substituto iniciado em agosto de 2009 chega a sua fase final. Dos três mil candidatos inscritos apenas 50 alcançaram a última etapa do certame. A comissão examinadora do concurso, presidida pelo desembargador Leandro Crispim, iniciou na quarta-feira (17/11), no auditório da Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmego), a aplicação das provas orais que seguirão até a próxima terça-feira (23/11). A comissão ainda é composta pelos desembargadores Carlos Alberto França, Camargo Neto e Luís Claudio Veiga Braga, juízes Fabiano Aragão, o juiz-auxiliar da presidência, Wilton Muller Salomão e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Flávio Bonaduce.
Segundo Crispim, a maioria dos candidatos apresentou um bom nível de conhecimento e leitura. Durante todo o dia a comissão deverá examinar 9 candidatos por 40 minutos. Os pontos a serem questionados em cada exame são sorteados 24 horas antes de sua aplicação. A grande novidade da prova é que o candidato agora fica de frente para os 7 examinadores onde cada um faz perguntas aleatórias de acordo com os pontos definidos.
Durante o exame, diversos estudantes e advogados que pretendem fazer o concurso observaram e anotaram as perguntas feitas pela comissão. Ao terminar a prova, um dos candidatos, que preferiu não se identificar, afirmou que as perguntas foram bem formuladas e permitiram a argumentação do candidato.
O resultado da prova será divulgado na próxima quinta-feira (25/11), às 9h30, na sala de sessão da 5ª e 6ª Câmara Cível, sala 533, por meio de sessão pública de abertura dos envelopes com as notas dos candidatos.