Além dos nove veículos destinados para segurança pessoal de juízes, o TJGO irá promover, a partir da próxima segunda-feira (9), o curso de segurança de dignatários para os policiais selecionados para proteger os magistrados
Atendendo ao compromisso e a meta firmados ainda no início da sua administração, de dar prioridade efetiva ao primeiro grau de jurisdição, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, procedeu na tarde desta quarta-feira (4) a entrega de 12 veículos do Poder Judiciário, dos quais 9 serão destinados especificamente para a segurança pessoal de juízes e três para os Programas Acelerar - Núcleo Previdenciário e Justiça Ativa.
O diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, informou que essas três frentes dão continuidade ao objetivo da atual gestão de privilegiar o primeiro grau, propiciando, assim, a estrutura necessária para atender os magistrados que precisam de transporte adequado para proteção, além de projetos importantes do TJGO como o Acelerar Previdenciário e Justiça Ativa. “Esse serviço de proteção aos juízes faz parte da priorização do primeiro grau preconizada pelo desembargador-presidente Leobino Chaves e propicia o aprimoramento da nossa estrutura”, acentuou.
Segundo o assessor militar do TJGO, tenente-coronel Giovanni Valente Bonfim Júnior, é a primeira vez que o TJGO adquire veículos para promover a segurança de magistrados, uma vez que anteriormente eles eram entregues para outras comarcas e, dessa forma, alguns eram selecionados para o serviço de escolta (acompanhamento dos juízes) feito pela Assessoria Militar. “A diferença é que antigamente a segurança era feita por meio de escolta e hoje é realizado o transporte dos magistrados que estão sob risco. Essa mudança de tática aliada ao veículo adequado ajuda a evitar, por exemplo, um atentado”, explicou, ao pontuar a importância da medida adotada pela Presidência do TJGO.
O tenente-coronel ressaltou que todos os automóveis são altos, o que facilita a visualização, possuem quatro portas, capacidade para transportar três ou quatro pessoas no banco de trás, autonomia de 800 quilômetros para deslocamento de qualquer cidade mais distante sem necessidade de abastecimento e tração quatro por quatro que permite percorrer uma pista molhada em alta velocidade ou evitar que fique atolado em buracos. “Eram usados veículos de duas portas que dificultavam uma saída rápida em uma emergência e a visibilidade de carros menores também era precária”, esclareceu.
Outro ponto destacado pelo assessor militar é o curso de segurança de dignatários que terá início na segunda-feira (9) e terá entre as 20 disciplinas ministradas aos policiais que promovem a segurança no Poder Judiciário direção defensiva evasiva. “É importante que as pessoas tenham conhecimento de que nossos policiais estão recebendo treinamento específico para lidar não só com o transporte dos magistrados, mas como defesa pessoal e primeiros socorros, planejamento de operações, serviços de inteligência (levantamento de informações) e contra inteligência (impedimento de divulgação de dados que afetem a segurança), além de gerenciamento de crise e negociação”, destacou, frisando que para não prejudicar as atividades inerentes a segurança do TJGO as aulas acontecerão de segunda a sexta-feira no período noturno e no sábado o dia inteiro.
Fonte: Myrelle Motta | Centro de Comunicação Social do TJGO