Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJGO: Encerrado curso sobre conciliação

Foi encerrado nesta tarde o Curso sobre Uso de Técnicas Auto Compositivas pelo Magistrado em Audiências, realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Durante a tarde o juiz André Gomma de Azevedo falou sobre Introdução à Mediação e, ainda, Técnicas de Mediação Passíveis de Uso por Magistrados, orientando-os a agir de forma mais integrada com as partes na condução das audiências.


Segundo explicou, a experiência de mediações eficientes, tanto no Brasil quanto no exterior, demonstra que, nos casos em que os juízes se dispoem a ouvir atentamente as partes, as audiências correm mais rapidamente e atingem melhores resultados. “O comum e errado nas audiências é a parte chegar e começar a fazer seu relato enquanto o juiz lê o processo. A parte percebe que não está sendo ouvida, e repete a mesma história duas, três, quatro vezes. Isso é não é produtivo”, observou.


Lembrando citação famosa segundo a qual “ser ouvido significa ser levado a sério”, André Gomma comentou a importância de o juiz realmente parar tudo para “olhar nos olhos da parte e ouvi-la de verdade”. Ele garantiu que, agindo desta forma, o condutor da audiência dá segurança ao jurisdicionado e abre um espaço maior de diálogo e, consequentemente, de abertura para uma possível conciliação.


“Na verdade, o contágio emocional é decisivo. As coisas não podem ser mecânicas e, infelizmente, na maioria das vezes, são assim. Para se atingir maiores índices de conciliação, cabe ao juiz contagiar o ambiente positivamente, torná-lo descontraído, fazer com que as partes se sintam respeitadas e tendentes à calma e ao acordo”, ponderou, referindo-se ao ato de compartilhar sentimentos positivos e de se utilizar uma comunicação não-verbal apropriada.


O curso foi aberto na noite de ontem pelo presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles, que chegou a convocar, e não apenas convidar, os juízes a participarem do encontro. Pela manhã houve palestra de juiz Roberto Portugal Bacellar, de Curitiba, que falou sobre as habilidades sociais encontradas em programas com elevados índices sociais.