Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJGO: Justiça na Praça bate recorde e registra mais de 3 mil atendimentos

A consolidação de uma Justiça democrática e ao alcance dos mais humildes foi a principal marca deixada pela 2ª edição do Projeto Justiça na Praça que terminou nesta sexta-feira (19) com mais de 3 mil atendimentos. Num esforço concentrado, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, juízes auxiliares da Presidência do TJ, servidores e juízes voluntários se uniram em torno de um único objetivo: tornar a Justiça acessível ao cidadão comum, esclarecendo suas dúvidas, orientando-o de forma correta com relação aos seus direitos, desmistificando a figura de um Judiciário distante, indiferente e frio às suas reais necessidades. O resultado não podia ser mais positivo: 3.190 atendimentos em apenas três dias, incluindo o DPVAT. O número superou as expectativas e ultrapassou a edição passada que contabilizou 1.254 atendimentos em dois dias.


O levantamento, obtido a partir da quantidade de senhas emitidas, mostra que no período de realização do projeto a Ouvidoria-Geral da Justiça realizou 1.121 atendimentos normais e 449 preferenciais, a Assistência Judiciária 676 normais e 324 preferenciais, e os relativos à saúde, como testes de acuidade visual, IMC, entre outros, alcançaram cerca de 444 pessoas. Com relação ao DPVAT, das 192 audiências agendadas, 176 foram realizadas, 138 processos foram considerados aptos a acordo e 120 homologados, atingindo um índice de êxito nas conciliações de 87% e contabilizando um valor de R$ 1,3 milhão.


Episódio à parte, o casamento comunitário, realizado pelo TJGO e pela Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ), presidida por Maria do Socorro Ribeiro Teles, com o apoio do Governo de Goiás, atendeu mais de 840 pessoas convidadas, além dos 120 casais que realizaram o sonho de dizer o tão almejado sim, sem gastar nenhum centavo com a cerimônia totalizando, dessa forma, o atendimento a 960 pessoas carentes. O primeiro júri a ser realizado em praça pública do País, presidido pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara, mentor do Júri na Praça, contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre estudantes de Direito, advogados voluntários e público em geral. Somente o presidente do TJ realizou uma média de 70 atendimentos comprovando, dessa forma, que o Judiciário goiano está de cara nova e ganhou uma roupagem mais leve, popular e humanizada.