Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJGO lança guia de atendimento

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles, lançou oficialmente na manhã de hoje (30) o Guia de Atendimento da Região Metropolitana de Goiânia. De inciativa do titular do Juizado da Infância e Juventude (JIJ) da capital, juiz Maurício Porfírio Rosa, o manual contém informações e endereços dos centros de apoio a criança e ao adolescente como juizados, conselhos tutelares e abrigos das cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Senador Canedo e Trindade. O evento foi realizado no auditório do Tribunal e contou ainda com a presença do vice-presidente do TJGO, desembargador Vítor Barboza Lenza, da presidente da Organização das Voluntárias do Judiciário, Maria do Socorro Teles, além do ouvidor-geral da Justiça Estadual, professor José Izecias de Oliveira e do representante do Colegiado do Fórum Interinstitucional da Região Metropolitana de Goiânia, Joseleno Vieira dos Santos. Também presentes ao ato representantes de diversas instituições de apoio a criança e ao adolescentes das cidades que figuram no Guia de Atendimento da Região Metropolitana de Goiânia.


Na oportunidade, Paulo Teles enalteceu, mais uma vez, a dedicação e o trabalho que Maurício Porfírio vem realizando em favor do menor em Goiás. Ressaltou sua luta em instrumentalizar o JIJ e reafirmou que é dever do Judiciário goiano atender as reivindicações deste juizado para dar andamento as suas obras em prol de uma parte da sociedade “tão sofrida e esquecida”. Maurício Porfírio falou da importância do guia e de que ele surgiu da necessidade de se ter, em um único expediente, endereços dos lugares que cuidam da criança e do adolescente. “Estávamos desorganizados e não sabíamos os locais que compõem a rede de atendimento e encaminhamento à criança e ao adolescente da região metropolitana de Goiânia,” observou.


O Guia de Atendimento da Região Metropolitana de Goiânia levou um ano e meio para ficar pronto. Todo o trabalho foi feito por voluntários do Juizado da Infância e da Juventude de Goiânia. Confeccionada em papel couche pelo TJGO, a distribuição das 10 mil cartilhas será feita pelo Fórum Interinstitucional da Região Metropolitana de Goiânia. O guia contém 143 páginas distribuídas entre os cinco municípios. Traz a história de cada um e endereços dos locais de atendimento à criança e ao adolescente. Segundo Renato Menezes, da Assessoria de Projetos do JIJ, o Guia de Atendimento da Região Metropolitana de Goiânia estará disponibilizado no site do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia - www.jij.tjgo.jus.br - dentro de 15 dias.