Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJGO lança projeto piloto do Fundo Rotativo digital para comarcas do interior

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) lançou na tarde desta sexta-feira (6/8), no auditório do Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis, o projeto piloto do Fundo Rotativo digital para comarcas do interior. O evento contou com a presença do presidente do TJ, desembargador Paulo Teles; o vice-presidente, desembargador Vitor Barboza Lenza; o diretor financeiro Eusébio Ribeiro, o diretor da Controladoria Interna Aroldo Brito e a representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Rosana Cruvinel.


O projeto do fundo rotativo objetiva digitalizar o pedido de verbas destinadas às comarcas do interior, além das prestações de contas pelos diretores de Foro. A medida substitui o atual sistema, realizado por meio de papel, e garante maior autonomia e agilidade às comarcas .


Segundo dados da Controladoria Interna do TJGO, o novo programa auxiliará no cumprimento do plano estratégico da atual gestão e é ambientado com acesso ao TJ e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O novo sistema do fundo rotativo também possui várias vantagens, como por exemplo guardar a documentação, ter controle de atos, e marcação de documentos, entidades externas e de atores.


Toda a criação do projeto foi desenvolvida pelos servidores da Controladoria Interna Samuel Sabino Caetano e Alessandra Vaz Dias, que contaram com o auxílio de outros profissionais da Casa, e economizou cerca de R$ 1 milhão, vantagem comemorada pelo diretor financeiro . “Este é um projeto pioneiro que não existe em outro local do país, e será cada dia mais aperfeiçoado”, ressaltou Eusébio.


Paulo Teles enalteceu o trabalho da equipe e comparou o projeto à história do descobrimento da luz elétrica. Segundo ele, para se chegar ao bom funcionamento que hoje é obtido, foi preciso um longo trajeto de aperfeiçoamento. “Partindo do zero chegamos a este ponto de excelência. Profissionais pesquisaram por mais de sete meses para que hoje tivéssemos o fundo rotativo”, destacou.


Inicialmente, o novo projeto será implementado em cinco comarcas: Goiânia, Anápolis, Trindade, Guapó e Hidrolândia. A instalação está programada para o dia 1° de setembro e, após um mês, seguirá para as demais comarcas do Estado.