Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJGO participa de conferência sobre transparência e prestação de contas do Judiciário

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles, participará a Conferência Internacional sobre Transparência e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários, nesta quarta (4) e quinta-feira (5), no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento é promovido pelo Banco Mundial em parceria com o STJ e a Cúpula Judicial Ibero-Americana. O objetivo é consolidar a criação e implementação de planos integrados de modernização, transparência e ética judicial nos Judiciários do Brasil, Chile, Costa Rica, Paraguai e Uruguai.



O projeto sobre transparência e prestação de contas dos Poderes Judiciários começou em março desse ano para o intercâmbio de ideias e boas práticas na América Latina. Na primeira etapa, concluída em abril, representantes dos cinco países diagnosticaram os desafios e mudanças necessárias para aumentar o nível de transparência e melhorar a qualidade da prestação jurisdicional. A segunda etapa prevê cinco videoconferências entre os países e a elaboração de planos de ação para cada um dos integrantes, de acordo com princípios comuns de ética judicial.



Representante oficial da Justiça estadual brasileira na condução do projeto e na organização da Conferência, o juiz José Ferreira Ramos Júnior ressalta a importância da modernização e da ampla transparência do Judiciário. “Não temos nada a esconder. A transparência favorece a acessibilidade e melhora a qualidade da prestação jurisdicional”. (Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ)