O juiz-auxiliar da Presidência, Aureliano Albuquerque Amorim, informa que na próxima segunda-feira (9/8) será lançado o processo eletrônico de execuções penais, novo módulo do Processo Judicial Digital 2 (Projudi 2), que registra eventos ocorridos no curso da execução penal do sentenciado e disponibiliza o conteúdo na internet, permitindo visualização do cálculo da pena.
Segundo Aureliano, o trâmite do processo de execução penal será realizado agora em ambiente virtual utilizando as facilidades do Projudi, as quais possibilitam a emissão das certidões de comportamento carcerário do presídio diretamente para o magistrado, informações sobre saídas temporárias gozadas durante o ano, bem como qualquer documento de importância para a execução da pena. Além disso, o sistema também informará o juiz quando houver a possibilidade de progressão de pena do preso para que o processo seja analisado. Os parentes dos sentenciados ou qualquer pessoa também poderão entrar no sistema e fazer o acompanhamento e “fiscalização” da pena do condenado, como destaca o juiz-auxiliar.
Aureliano ressalta que o Projudi proverá melhores condições de gestão ao juiz , como por exemplo consultas de quantidade de processos no cartório aguardando providências, bem como apensamento dos processos e ainda reduzirá o número de servidores em cerca de 40%. O magistrado ainda elogiou o trabalhos das servidoras Karla Bonatti dos Santos Riccioppo e Wilana Carlos Silva.