O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) vai realizar entre os dias 14 e 18, 880 audiências de conciliação na capital, envolvendo 18 varas. No interior do Estado, no mesmo período, foram marcadas outras 4.323, em 39 comarcos. A ação faz parte da Semana de Conciliação, uma campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como objetivos estimular a população a usar a conciliação para a solução de seus conflitos e garantir a mobilização dos órgãos do Judiciário no cumprimento da Meta 2, que prevê o julgamento até o final do ano dos processos distribuídos até 2005.
Segundo a coordenadora do Movimento pela Conciliação no TJGO, juíza Doracy Lamar Rosa de Andrade, a diretoria do Foro de Goiânia já está entrando em contato com os bancos para agendar as audiências concentradas que, desta vez, não terão características de mutirão. Isso significa que cada juiz será responsável pelos julgamentos, mobilizando o efetivo necessário para tanto. “Esta é mais uma possibilidade, um meio alternativo para de solucionar, de acordo com a orientação do CNJ, os litígios. Mas, é importante ressaltar que nada disso adianta se as partes não chegarem para as audiências com o coração aberto para o acordo”, afirmou a magistrada.
Divulgação
A partir da próxima terça-feira (8), o CNJ vai iniciar uma campanha institucional de divulgação da Semana de Conciliação, dirigida aos públicos externo e interno. Externamente, a campanha será veiculada em rádios, jornais, revistas, tevê e internet. As peças já estão disponíveis e mostram, numa primeira etapa, que é possível economizar tempo por meio de acordos, com o uso da conciliação. Numa segunda etapa, a campanha vai mostrar o grande esforço que os tribunais de 1º, 2º grau e superiores estão fazendo para pôr fim aos processos que tramitam na Justiça.
Os materiais destinados às rádios e tevês têm 30 segundos de duração e valorizam a conciliação para que as pessoas não envelheçam aguardando a solução de uma demanda na Justiça. Mostram ainda que o Judiciário está correndo contra o tempo para julgar todos os processos distribuídos até 2005. Já as peças destinadas a jornais e revistas têm como objetivo incentivar os acordos, que garantem uma solução mais rápida e eficaz aos conflitos e destacam a realização da Semana de Conciliação, que acontecerá de 14 a 19 de setembro em todo o país. As peças foram confeccionadas em quatro tamanhos diferentes.
Para a divulgação interna foram confeccionados banners, folderes, etiquetas, cartazes e bottons, destinados a servidores e magistrados. Além de incentivar a participação de todos no cumprimento da Meta 2, a campanha também homenageia os tribunais que conseguirem julgar todos os processos no tempo estipulado.