Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

TJGO: Saiba quais os serviços serão oferecidos durante o Projeto Justiça na Praça

O Projeto Justiça na Praça do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás é uma ação que visa aproximar o Poder Judiciário e a comunidade, facilitando aos cidadãos o acesso à Justiça, e a percepção de que esse acesso pode ser simples e célere. O projeto será realizado de 17 a 19 de novembro, das 8h às 18h, na Praça Cívica, em Goiânia, e oportunizará ao cidadão conhecer a estrutura, os projetos e ações do Judiciário, facultando-lhe conhecer seu funcionamento, inclusive com acesso a informações sobre como ocorre a tramitação processual e os prazos legais que devem ser respeitados para a garantia do processo justo e imparcial.


Durante o evento, serão disponibilizados os seguintes serviços:


 Orientações e encaminhamento aos interessados em ingressar com ações em as varas e juizados, esclarecendo como proceder, de acordo com as características de cada caso.


 Consulta a processos em andamento, com auxílio da Ouvidoria


 Esclarecimentos gerais aos interessados acerca dos processos em andamento.


 Audiências conciliatórias do seguro DPVAT.


 Casamento comunitário.


 Lazer para as crianças.


 Atendimento de Saúde: exames de vista, glicemia, colesterol, IMC e pressão arterial.


 Realização de sessão do Tribunal do Júri, no dia 17 de novembro, às 13h.


 Informações sobre os diversos projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás no biênio 2009/2011.



A comissão organizadora da ação esclarece que as pessoas que ainda não ajuizaram ações poderão recorrer ao Justiça na Praça, uma vez que serão disponibilizadas, dentre outras, informações sobre os procedimentos e documentos necessários para dar entrada em processos na Justiça. Na ocasião, a comunidade, independentemente de possuir ou não processo em tramitação no Poder Judiciário, será atendida por estudantes de direito, servidores e juízes, inclusive pelo próprio Presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles.


Se uma pessoa tem dúvidas sobre o andamento processual de uma ação já protocolada no Fórum ou no Tribunal de Justiça, ela será encaminhada para atendimento na Ouvidoria, que contará com servidores treinados para identificar a fase processual e esclarecer as dúvidas.


De outra forma, se a pessoa não possuir ação proposta, mas tiver um problema que necessita de intervenção judicial, o atendimento será realizado por estudantes de direito, supervisionados por advogados, servidores e juízes de direito.


O evento ainda promoverá a realização, de forma gratuita, exames de vista, glicemia, colesterol, IMC, dentre outros.