Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Totalização dos votos será feita na sede da ASMEGO

Nas eleições municipais desse ano, a apuração dos votos será realizada na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), no Jardim Goiás. Cerca de 400 profissionais, dentre servidores do TRE, juízes, profissionais de imprensa, representantes de partidos e de candidatos, estarão envolvidos no trabalho de divulgação e totalização dos votos.


No domingo, 20.528 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nos 246 municípios goianos disputam os votos dos 4, 2 milhões de eleitores de Goiás. São 682 candidatos a prefeito, 704 a vice-prefeito e outros 19.142 candidatos que disputam vagas nas câmaras municipais. Em 2008, foram 15.747 candidatos às eleições municipais.


Em Goiânia, 850.777 eleitores estão regulares junto à Justiça Eleitoral para, pela primeira vez, votarem com identificação biométrica. Além de Goiânia, outras três cidades -  Hidrolândia, Corumbá de Goiás e Cocalzinho - terão eleição biométrica.


Goiânia é uma das primeiras capitais brasileiras onde a eleição terá identificação biométrica do eleitor. A biometria foi novidade nas eleições de 2010, mas agora, em 2012, é a primeira vez em que eleitores das capitais terão a oportunidade de votarem por meio da identificação biométrica da digital. O eleitor que irá votar por meio da identificação biométrica deverá levar, em média, 1 minuto e 10 segundos para votar.

Além dos mais de 600 servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e 130 juízes eleitorais, 54 mil mesários farão o trabalho da Justiça Eleitoral no Estado, desde a votação até o final da totalização dos votos. Nas eleições de 2010 o TRE-GO foi o quarto no país a totalizar os votos.

Em Goiás serão 13.718 seções eleitorais espalhadas nos 246 municípios. Em Goiânia são 2.598 seções eleitorais. Mais de 15 mil urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições de domingo, sendo que parte delas são urnas reservas.