Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Tribunal de Justiça inaugura novo fórum de Edéia

O vice-Presidente do Tribunal de Justiça (TJGO), desembargador Vitor Barboza Lenza, inaugurou nesta quinta-feira (03) o fórum da cidade de Edéia, a primeira sede própria da Comarca. Até então,o poder judiciário funcionava no mesmo prédio da prefeitura e em péssimas condições físicas.


A solenidade contou com a presença do representante do governador de Goiás, o procurador geral do Estado, Anderson Máximo de Holanda; do desembargador José Lenar de Melo Bandeira, ex-presidente do TJGO; do coordenador de obras do Tribunal, Antônio Nery da Silva. Estavam presentes ainda o prefeito de Edéia, Lourival Ferreira de Araújo; a promotora da comarca, Maria Cecília de Jesus Ferreira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Goiás, Miguel Ângelo Cançado; o diretor do fórum de Goiânia, juiz Carlos Elias da Silva; o juiz da comarca de Edéia, Hermes Pereira Vidigal, a coordenadora dos programas sociais do TJGO e presidente da Organização das Voluntárias do Judiciário, Dona Socorro Teles, além de outras autoridades como ex-juizes da comarca, todos os vereadores da Câmara de Edéia, liderados pelo presidente Joel Pires da Silva, o padre Antônio Pires, o pastor Osmério Estrela e centenas de pessoas que lotaram o novo auditório do fórum.


Além da benção pelo padre Antônio Pires e o corte da fita que dava entrada ao prédio, foram descerradas placas alusivas à construção, de homenagem a todos os ex-juízes da comarca e da sala da OAB.


A Câmara Municipal, através do vereador Tiago Souza Braga, entregou a Comenda Alegrete à dona Socorro Teles e aos ex-juizes da comarca.


O juiz Hermes Pereira Vidigal lembrou que está na cidade desde 1997, e encontrou muitas dificuldades, pois o fórum ficava no mesmo prédio da prefeitura, sem privacidade, com paredes mofadas e vítima de constantes alagamentos. Historiou que decidiu procurar o então presidente do TJGO, desembargador Lenar Bandeira e pediu a construção do prédio, no que foi atendido. Agradeceu ainda ao presidente Paulo Teles, por concluir a obra.


O prefeito de Edéia, Lourival Ferreira de Araújo anunciou que aquele benefício irá ficar na história da cidade e que será o maior prédio público do município.


O desembargador José Lenar lembrou sua atuação como promotor na cidade e comemorou o espírito de continuidade das obras do Tribunal: “Paulo Teles continuou as obras que eu havia iniciado, da mesma maneira que fiz em relação a meu antecessor”.


O representante do governador Alcides Rodrigues, o procurador geral de Justiça Anderson Máximo de Holanda, ressaltou que esta é uma obra especial, pois o novo prédio torna a justiça mais acessível, ágil e com dignidade. Lembrou o ato do presidente do TJGO, Paulo Teles, que cancelou as férias dos juízes, até o final do ano, para limpar a pauta de processos, registrando que uma decisão deste tipo deve fazer escola no judiciário brasileiro.


Como presidente da OVJ, dona Socorro Teles entregou ao vereador Tiago Borges dez computadores que serão utilizados pelo Instituto Sebastião Borges e recebeu uma placa comemorativa do Legislativo municipal.


O desembargador Vitor Lenza agradeceu ao Poder Executivo estadual, que criou condições para a execução de obras ao permitir que as arrecadações de taxas feitas pelo TJGO sejam aplicadas pela própria instituição. E considerou o governador Alcides Rodrigues como um amigo do Judiciário. Em razão disso, o desembargador Paulo Teles pode direcionar 40% das verbas para a região do Entorno de Brasília. Registrou a postulação do atual presidente do TJ a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça e afirmou: “se assumir o cargo, como vice-presidente que sou, vou continuar este trabalho e no máximo até 2014 todas as comarcas de Goiás terão prédios dignos, dentro das necessidades, com auditórios, salas da OAB e escrivanias”.


O desembargador Vitor Lenza elogiou o trabalho do desembargador Antonio Nery que coordena as obras do Tribunal e falou sobre os detalhes do prédio. A área doada pela prefeitura é de sete mil metros quadrados. A área construída é de 1.184 m². O valor total gasto foi de R$ 2. 092.000,00 e consta de salas para juiz, advogados, oficiais de justiça, escrivania, copa e demais espaços coletivos.


Citando jurista italiano, encerrou afirmando: “A Justiça só se apresenta a quem nela crê. E nós cremos.”


Ao encerrar a solenidade, o chefe do Cerimonial do Tribunal, Roberto Nascimento, anunciou o convite do prefeito para que todos os presentes participassem de um almoço, na sede do clube AABB.