Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Troca de experiência entre magistrados de Goiás e ministros 

asmego congresso brasileiro magistrados

Evento começa nesta quinta-feira (29), no município de Rio Quente (GO)

O XXII Congresso Brasileiro de Magistrados (CBM), que começa nesta quinta-feira (29), às 19 horas, no município de Rio Quente (GO), será uma experiência marcante para toda a magistratura goiana. Realizado pela primeira vez no Estado de Goiás, o evento da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) conta com a parceria e receptividade da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), anfitriã do congresso.

Além de trocar experiências com colegas e especialistas do mundo do Direito, os magistrados de Goiás também poderão dialogar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Ministério da Justiça sobre temas afetos ao Poder Judiciário brasileiro.

Norteada pelo tema central “O Poder Judiciário e a Consolidação da Democracia: O Papel da Justiça na Sociedade Contemporânea”, a programação contará com conferências, palestras, painéis, mesas-redondas, oficinas de trabalho e comissões temáticas de trabalho. O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, fará a conferência magna, logo mais à noite, no Centro de Eventos Di Roma, em Caldas Novas (GO).

Na sexta-feira, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso abre a programação científica do evento, às 8h30, com a conferência "O Direito e a Transformação Social". Logo após, às 09h30, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participará da segunda reunião sobre "Segurança Pública e o Poder Judiciário". Também estarão presentes no debate, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz João Ricardo dos Santos Costa; o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo; e o professor Daniel Sarmento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em seguida, o ministro Luiz Fux, também do Supremo, fará conferência sobre o tema "Perspectivas sobre o Novo Código de Processo Civil". A programação segue a partir das 14 horas, com a realização de vários painéis e oficinas especiais. Os ministros do STJ, Marco Aurélio Buzzi Luis Felipe Salomão serão os palestrantes do III Painel: “Solução de conflitos: Conciliação e Arbitragem”.

Serão discutidas também, as ações coletivas e o excesso de litigância no Brasil; valorização da magistratura; desafios para o Judiciário na sociedade contemporânea; democratização do sistema de Justiça; desafios para o Judiciário na sociedade contemporânea, entre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Asmego | Ampli Comunicação