Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Universidade de Stirling será palco de palestras do Congresso Internacional da AMB

universidade-stirlingok-reino-unido Universidade de Stirling, na Escócia

Cerca de 200 juízes brasileiros devem participar do evento, que ocorre no dia 1º de junho de 2016, no Reino Unido


A Universidade de Stirling, na Escócia, reconhecida pelo jornal The Guardian como um dos mais lindos campus universitários do mundo, participará oficialmente do programa do II Congresso Internacional da AMB, no Reino Unido.


No dia 1º de junho de 2016, cerca de 200 juízes brasileiros ingressarão nas instalações da universidade, onde terão palestras com professores da Faculdade de Direito, sobre, por exemplo, “A Compensação pelos Danos Extrapatrimoniais” e “As dificuldades dos Tribunais em impor suas decisões contra os Estados”.


Com cerca de quase 10 mil estudantes, a Universidade de Stirling foi fundada em 1967, sendo a primeira universidade completa a ser criada na Escócia depois da Universidade de Edinburgh, em 1587.


Stirling é bastante conhecida pelo seu lindo castelo do Século XII e também por duas célebres batalhas em que as forças escocesas, em número bastante inferior, derrotaram os exércitos ingleses: a batalha da ponte de Stirling, de 1297, e a batalha de Bannockburn, de 1314.


A batalha da ponte de Stirling ficou famosa após ser retratada por Hollywood no premiado filme “Coração Valente”, que arrebatou 10 indicações para o Oscar e foi laureado em cinco categorias, incluindo melhor filme e melhor ator, com Mel Gibson (que interpretou o herói escocês Willian Wallace).


A Universidade de Stirling, aliás, fica exatamente ao lado do imponente monumento em homenagem a William Wallace (Wallace Monument), um ponto de destaque na paisagem da cidade e aberto à visitação pública.


“A participação no Congresso da AMB, no Reino Unido, certamente será uma daquelas coisas que somente acontecem uma vez na vida. Os mais importantes, belos e históricos locais do Reino Unido, em relação ao Direito e à Cultura, estarão à disposição dos juízes brasileiros. Será uma experiência inesquecível”, explica o coordenador-geral do evento, o juiz José Lucio Munhoz.


De caráter científico, cultural e de intercâmbio, o Congresso será realizado na Inglaterra e Escócia, com abertura em Londres e encerramento em Edinburgh, por 12 noites, entre os dias 23 de maio e 02 de junho de 2016. O evento visa propiciar aos juízes brasileiros o conhecimento do sistema legal e jurisdicional britânico, em dois de seus principais países, os métodos de treinamento de magistrados, o controle e gestão dos tribunais, aspectos dos processos cíveis, criminais e trabalhistas, entre outras matérias correlatas.


Mais informações no site www.amb.com.br/congressouk.


Fonte: AMB