Há três meses do V Fórum Mundial de Juízes, que pela primeira vez vai ocorrer em Belém e na região Norte do Brasil, mais três personalidades jurídicas confirmam presença, e irão proferir palestras, durante os três dias do encontro.
Juiz de segundo grau do 14º Tribunal Colegiado do Trabalho do México, Sérgio Pallares Y Lara é formado em Direito pela Universidade de Guanajuato, especialista em Direito Social pela Universidade Nacional Autónoma do México e em Negociação Coletiva, pela Faculdade de Direito da Universidade de Guanajuato e pela Academia Mexicana de Direito do Trabalho e Previdência Social. Atuou como Secretário do Tribunal Colegiado do 16º Circuito do México; secretário do Sétimo Colegiado no Tribunal do Trabalho de Campo Primeiro Circuito e detém o cargo de juiz, desde fevereiro de 1997.
O outro convidado é o magistrado francês Denis Salas, diretor do Centro de Recursos da Escola Nacional de Magistratura e secretário-geral da Associação pela História da Justiça. Salas também é pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Cientificas da França. Autor de diversos livros publicados merece destaque o “A Vontade de Punir: Ensaio sobre o Populismo Penal” (2005).
A senadora Marina Silva também está confirmada para o V Fórum Mundial de Juízes. A parlamentar é representante do Partido dos Trabalhadores (PT), do Estado do Acre, e de 2003 a 2008 foi ministra de Estado do Meio Ambiente. Formada em História, pela Universidade Federal do Acre, a senadora ganhou da Fundação Chico Mendes, em 2001, a placa e título de Sócia Honorária da organização e, em 2000, no Texas, recebeu a Chave da Capital do Estado.
O V Fórum Mundial de Juízes acontece em Belém, no período de 23 a 25 de janeiro de 2009. Organizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Ampa), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra VIII-PA/AP) e Associação dos Juízes Federais (Ajufe), o encontro tem como tema central “O Judiciário, o Meio Ambiente e os Direitos Humanos”. O patrocínio é da Rede Celpa e do Banco do Brasil.
As inscrições nacionais para o V Fórum Mundial de Juízes podem ser feitas pelo site www.forumjuizes.org. Os magistrados, estudantes de direito e outros profissionais da área jurídica devem se inscrever até o dia 21 de janeiro de 2009. Após essa data, as inscrições somente poderão ser feitas na Secretaria do evento no Hangar Centro de Convenções.
Confira outros palestrantes confirmados:
Carlos Ayres Britto: Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Consuelo Yoshida: Desembargadora Federal - Tribunal Regional da Terceira Região (SP)
Denis Salas: Professor da Escola Nacional de Magistratura Francesa e Secretário Geral da Associação pela História da Justiça
Eliana Calmon: Ministra do Superior Tribunal de Justiça
Eugênia Augusta Gonzaga Fávero: Procuradora da República no Estado de São Paulo
Giancarlos Capaldo: Procurador da República, em Roma
Juan Guzman: juiz aposentado do Chile, personagem importante na história da ditadura do Chile
Maria Esther Marinez Quinteiro: Membro da Anistia Internacional e Doutora da Universidade de Salamanca (Espanha) e da Universidade de Sourbone (França)
Marina Silva: Senadora e ex-Ministra de Estado de Meio Ambiente do Brasil
Marlon Alberto Weichert: Procurador Regional da República no Estado de São Paulo
Sérgio Pallares: Juiz do Décimo Cuarto Tribunal Colegiado em Matéria de Trabajo Del Primer Circuito (DF)
Vito Moneti: Presidente Associação dos Magistrados Europeus para a Democracia e Liberdades (Medel)