Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Vencedora do concurso de fotografia recebe premiação no XXII Congresso Brasileiro

Foto: AMB Foto: AMB

Um dos momentos da cerimônia de abertura do XXII Congresso Brasileiro de Magistrados, realizada na noite desta quinta-feira (29), em Caldas Novas, foi a entrega da premiação do III Concurso Nacional de Fotografia para Magistrados.


O primeiro lugar ficou com a juíza do Tribunal de Justiça da Paraíba Hygina Josita Simões de Almeida com a fotografia “Vigiar e punir, dando lugar a maquiar e sorrir, nas oficinas de beleza do presídio feminino”. Ela recebeu o prêmio das mãos da vice-presidente cultural da AMB, juíza Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira.


“Congratulamos a colega Hygina por ter vencido o concurso, com um tema tão sensível à nossa realidade, que é o novo olhar sobre o sistema penitenciário. Ela é uma magistrada atuante e trouxe a perspectiva que mesmo as pessoas encarceradas podem conseguir a dignidade e o respeito que por ventura tenham perdido”, afirmou Maria de Fátima.


Para a vencedora, a premiação trouxe a valorização do trabalho desenvolvido pelos juízes penais. A foto feita pela magistrada registra um momento de uma oficina de maquiagem e cabelo realizada com detentas. “Elas estavam aprendendo um ofício que gera esperança de saírem de lá e fazerem algo melhor”, disse. “É um reconhecimento do meu trabalho junto à vara da execução penal em João Pessoa, na Paraíba. Essa foto foi tirada em um momento bem especial e reflete o papel do juiz na atualidade”, declarou.


Em segundo lugar na premiação, ficou o juiz Wagner José de Abreu Pereira, de Minas Gerais, com a fotografia “A força da fé na ressocialização dos detentos”. No terceiro, o juiz Sidinei José Brzuska, do Rio Grande do Sul, com a imagem “Alimentação”.


Fonte: AMB | Texto: Tatiana Damasceno