Evento para magistrados e servidores do Poder Judiciário de Goiás ocorreu nesta sexta-feira (12), no auditório do TJGO
Um novo conceito de gestão sustentado no alinhamento entre processos e pessoas para cumprir uma estratégia com sucesso. Com esse viés, o professor e consultor em projetos de sincronismo, redesenho e reestruturação organizacional Paulo Rocha deu início na manhã desta sexta-feira (12), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), ao 1º Workshop de Sincronismo Organizacional da Justiça de Goiás – Como fazer o Alinhamento entre Estratégia, Processos e Pessoas.
“De nada adianta se ter uma estratégia clara do futuro da organização se os processos apontam para outra direção, disputando energia com a própria estratégia. Pelo mesmo raciocínio, também não surte efeito os processos estarem alinhados com a estratégia se as pessoas continuam trabalhando como de costume, ou seja, não levando em conta no seu dia-a-dia as diretrizes definidas”, explicou aos magistrados e servidores do Poder Judiciário.
Ao iniciar a palestra, Paulo Rocha explicou que ao longo do tempo constatou que os incômodos que afligem os participantes das mais diversas empresas e organizações são comuns, variando especificamente na intensidade ou na ordem de importância relativa e muito pouco na essência. Na sequência, foram apontados pelos participantes, durante oficinas temáticas, várias preocupações como produtividade, metas, imagem, qualificação, remuneração, custo, processos e celeridade.
A corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, deu as boas-vindas ao palestrante e agradeceu a presença maciça de magistrados e servidores do Poder Judiciário. Em seguida, o juiz Antônio Cézar Pereira Meneses, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e coordenador do programa de fortalecimento do primeiro grau, abriu oficialmente o evento e explicou aos participantes a importância desse programa e a necessidade de aumentar a eficiência dos serviços judiciários, uma vez que o crescimento da demanda do Poder Judiciário tem sido vertiginoso.
“A Corregedoria está voltada para o desenvolvimento e execução de programas e projetos, a exemplo da reformulação do primeiro grau, que introduzam uma nova sistemática de gestão, de forma a dar celeridade à prestação jurisdicional, aumentar a produtividade e elevar o nível de eficácia e qualidade dos trabalhos prestados à sociedade”, enfatizou.
Segundo Antônio Cézar, o workshop é uma maneira de sensibilizar as pessoas para que essa mudança ocorra sistematicamente, especialmente no primeiro grau de jurisdição, cuja carga processual é exorbitante e as dificuldades são maiores. “Esbarramos toda hora em entraves orçamentários, burocráticos, de toda ordem. Sem falar no aumento do volume de processos que assola a Justiça. Contudo, é preciso procurar alternativas inovadoras que visem não só um novo método de trabalho e organização, mas a materialização na prática judiciária para garantir a prestação jurisdicional efetiva e ágil”, frisou.
O magistrado aproveitou a oportunidade também para informar que o programa de fortalecimento do primeiro grau, que atingiu índices de produtividade significativos na 14ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia, onde foi implantado como piloto de fevereiro a julho deste ano, já está sendo instalado na 1ª Vara de Família e Sucessões de Goiânia e, na sequência, a implementação também será feita na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da capital. Ele adiantou que em breve o programa será implementado em uma comarca do interior. “Ainda estamos selecionando a comarca, mais pretendemos introduzir o projeto integralmente nas varas e escrivanias para ver como funcionará na prática do dia a dia. Temos convicção de que os resultados serão os melhores”, acentuou.
Promovido pela CGJGO com a parceria da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás o evento prosseguiu até o fim desta tarde com o auditório completamente lotado. Veja a galeria de fotos
Fonte: Myrelle Motta - assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás