Foi lançada nesta quinta-feira (5), em Brasília, a décima segunda edição do Innovare – considerada a mais importante premiação da Justiça brasileira. A cerimônia aconteceu no plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e marcou também a abertura das inscrições ao prêmio.
A solenidade reuniu ministros, autoridades, magistrados e jornalistas. A AMB, uma das entidades parceiras do Innovare, foi representada pelo seu presidente, João Ricardo Costa. “O prêmio reconhece e estimula práticas inovadoras que tornam o Judiciário mais efetivo, tendo reflexos positivos na sociedade como um todo”, entende Costa.
Anfitrião do evento, o presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, saudou os atores da iniciativa “pela importante ação na busca de um Judiciário cada vez mais célere e transparente”. Na sequência, o presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, ministro Ayres Britto, falou sobre o sucesso do Prêmio, que recompensa a prática do bem: “O Innovare busca trazer para o sistema de justiça o pluralismo, uma visão integrada com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de justiça.
Também presente na cerimônia, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, homenageou o ex-ministro Marcio Thomaz Bastos e discursou sobre a importância e o que constitui o Estado de Direito. “É necessário que as pessoas incorporem o Estado de Direito na sua cultura para que ele seja pleno”, afirmou, lembrando que é fundamental que magistrados, advogados e promotores de Justiça tenham independência e liberdade no exercício de suas atividades.
Durante o evento, também foram anunciadas as categorias e novidades desta edição. Além de Tribunal, Juiz, Defensoria Pública, Ministério Público e Advocacia, o Innovare terá neste ano a categoria Justiça e Cidadania. Ela terá tema livre e abrangerá práticas que promovam a cidadania através da educação, saúde, esporte, cultura, etc. O Prêmio Especial, com o tema “Redução das ações judiciais do Estado: menos processo e mais agilidade”, vai destacar práticas que reduzam em tempo e volume as ações judiciais que envolvam o poder público.As inscrições para o Innovare podem ser feitas até o dia 14 de maio.
Prêmio Innovare
Criada em 2004, a premiação tem o objetivo principal de identificar, premiar e disseminar iniciativas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados de todo o Brasil, além de profissionais de qualquer área do conhecimento, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça brasileira.
Com apoio das principais associações da justiça e do Grupo Globo, o prêmio já recebeu inscrições de todas as regiões do país, contou com uma edição internacional (2010) e premiou 154 trabalhos inovadores. Destes, mais de 90% ainda estão sendo mantidos por seus autores e até mesmo replicados para outros territórios, segundo a pesquisa realizada por Maria Tereza Sadek. Todas as práticas inscritas desde a primeira edição do Prêmio estão disponíveis para pesquisa gratuita no site da instituição (www.premioinnovare.com.br). Outra fonte para pesquisa é a fanpage no Facebook (www.facebook.com/institutoinnovare).
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo.
Fonte: AMB