Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO discute firmar parceria com Diretoria-Geral de Administração Penitenciária



Mais de 50% dos presos trabalham, estudam ou fazem cursos de capacitação no Estado de Goiás graças a projetos desenvolvidos com a atuação da Magistratura goiana no sistema prisional. É o que estima o superintendente de Ressocialização de Social e de Cidadania da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás, Willian Paulo da Costa, que esteve nesta segunda-feira, 22, em reunião com o presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão. Na ocasião, ele propôs à associação parceria institucional para impulsionar projetos que estimulem a ressocialização de detentos. Também participou do encontro o diretor de Segurança Institucional dos Magistrados, juiz Hamilton Gomes Carneiro.

A proposta apresentada é que a ASMEGO atue junto à Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, reforçando institucionalmente o apoio que magistrados fornecem ao sistema prisional, desenvolvendo projetos voluntários. "Temos inúmeros exemplos de juízes que proativamente trabalham para a construção de presídios com espaço para estudo e trabalho e desenvolvem iniciativas que capacitam detentos a uma profissão. Então, a parceria é uma medida positiva", comentou o presidente Wilton Müller. A associação irá analisar a proposta.

Hoje há em Goiás cerca de 4.500 presos que trabalham, estudam e/ou realizam curso de capacitação no sistema prisional. Trabalho com tecelagem, agricultura, construção de unidades prisionais, hospitais e creches são algumas das atividades desenvolvidas pelos detentos. Segundo contextualiza o superintendente Willian Paulo da Costa, que assumiu recentemente a pasta com a criação da Diretoria-Geral, neste mês, a atuação da Magistratura faz a diferença no sistema prisional.

"Diante deste quadro, a parceria com a ASMEGO irá agregar em nosso trabalho. Buscaremos trabalhar por meio de estudos e capacitar reeducandos para que ao ganhar a liberdade tenham uma perspectiva de vida fora do crime", comentou o superintendente Willian Paulo da Costa.
Leia também:
Projeto Tecendo a Liberdade promove exposição de artesanato com peças produzidas por reeducandos do sistema prisional

Resultado de trabalho de magistrado, inaugurada mais uma etapa da Unidade Prisional de Orizona

Atuação firme de juízes resulta na criação de 86 vagas na Unidade Prisional de Planaltina 

Com apoio da população, juiz inicia construção de novas celas em Quinirópolis

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência