Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Com o apoio da ASMEGO, programa Pai Presente promove casamento comunitário de 74 casais



Momento de emoção para a vida de 74 famílias. Assim foi a tarde desta segunda-feira, 31, na sede da ASMEGO, em que a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), por meio do programa Pai Presente, realizou casamento comunitário para inscritos no projeto e servidores do Judiciário. Ciente da importância social da iniciativa, a ASMEGO apoiou o evento com o espaço: o recém-reformado Salão Social da associação, que foi lotado pelos familiares dos novos cônjuges. A ASMEGO também sorteou a hospedagem durante um final de semana na Pousada São João Bosco, em Caldas Novas.

Confira aqui o álbum de fotos.

Para o presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão, a realização do casamento é uma consagração do impacto social positivo que o programa Pai Presente, que realiza reconhecimento voluntário de paternidade, propicia em Goiás. "Apoiamos essa iniciativa porque garante direitos de filhos e transforma a vida de toda a família. Ao realizar o casamento comunitário, o programa resguarda direitos matrimoniais e realiza sonhos de quem já gostaria de se celebrar matrimônio, mas que era impedido por ordem econômica, entre outros motivos", afirmou.

Prestigiando o casamento como realizador, o corregedor da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes,  ressaltou que o apoio da ASMEGO foi essencial para a realização do evento. "É uma ação que engradece toda associação, o seu presidente e seus associados, porque o Pai Presente traz uma estabilidade social, emocional, uma convivência, aproxima o pai do filho, e incentiva a convivência familiar como deve existir", comentou.

Neste sentido, o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, presidiu a celebração e desejou felicidades aos novos cônjuges. "A família é o elo da corrente mais importante para termos uma sociedade sadia", afirmou ele ao rememorar a criação do programa e a do casamento comunitário, esta durante sua gestão na Corregedoria, como uma ação do Poder Judiciário que incentiva a união familiar.

Durante o evento, o juiz Eduardo Perez Oliveira, coordenador do Pai Presente em Goiânia e diretor de Comunicação da ASMEGO, ressaltou que a ideia de organizar o casamento surgiu a partir da constatação de que famílias participantes do programa estavam em união estável mas tinham o interesse de formalizar o matrimônio. "O programa possibilita o acesso à cidadania, tanto dos filhos com o reconhecimento de paternidade, quanto aos pais, com o casamento e a garantia dos direitos matrimoniais. É uma ação que incentiva a estruturação familiar", complementou.

Também participaram da cerimônia a vice-presidente do TJGO, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco; a juíza auxiliar da CGJGO, Sirlei Martins da Costa; a diretora do Foro de Goiânia, Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva; o titular do 1º Registro Civil e Tabelionato de Notas de Goiânia, Mateus da Silva; gerente administrativa do programa Pai Presente, servidora Maria Madalena de Sousa, entre outras autoridades.

Casais

Famílias participantes do casamento comunitário

Ganhadores do sorteio e presenteados com um final de semana na Pousada São João Bosco, em Caldas Novas, o casal  Wanderson Costa Lima Aline Teles. Motorista do TJGO, por meio do programa Pai Presente, ele reconheceu a paternidade e registrou a filha mais velha do casal, com sete anos. "Depois ficamos sabendo da realização do casamento. Facilitou muito a realização do sonho", contou.

Para a servidora tercerizada do TJGO Maria Lindalva da Silva, a tarde também foi de concretização de um sonho. Com uma união de 32 anos, ela finalmente casou-se com o companheiro Elson Gomes da Silva. E mais: ao lado dos filhos,  Ana Paula Gomes da Silva e  Alexandre da Silva, cada um formalizou sua união com seu respectivo cônjuge.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência. Fotos: Luciana Lombardi