Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Cursos com instituições de elite e cobrança por mais segurança nos fóruns marcam atividades da Diretoria de Segurança



Dezenas de magistrados capacitados em cursos e treinamentos com instituições de renome nacional. Isso é parte do legado da atual gestão da Diretoria de Segurança Institucional dos Magistrados, liderada atualmente pelos juízes Hamilton Gomes Carneiro (diretor) e Jesus Rodrigues Camargos (adjunto). Também responsável pelos trabalhos realizados, o juiz Marcelo Pereira Amorim também foi diretor de Segurança. Cursos de armamento e tiro, direção defensiva, noções de segurança e artes marciais e técnicas de veracidade fizeram parte do escopo de assuntos que os magistrados associados puderam apreender durante capacitações organizadas e coordenadas pela pasta.

Juiz Hamilton Gomes Carneiro, diretor de Segurança da ASMEGO. Foto: Luciana Lombardi

Entre as atividades mais marcantes esteve o Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, promovido em uma parceria com o Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, com o apoio do General Schwingel. Durante 03 (três) dias, militares das Forças Especiais orientaram juízes em temas como antissequestro, defesa pessoal, armamento e tiro. Segundo o diretor de Segurança, juiz Hamilton Carneiro, as ações objetivaram integrar instituições para capacitar os magistrados, tanto para a sua segurança, como também para conhecer, com mais proximidade, a atuação das polícias e forças armadas. "Buscamos abrir os olhos de alguns juízes para uma visão menos romântica do criminoso e para esclarecer que a atuação do policial, muitas vezes, precisa ser enérgica. Também esperamos contribuir para mostrar como é difícil estar na linha de frente do combate à criminalidade, trocando tiros com os criminosos. É um conhecimento essencial para que o juiz saiba julgar melhor, com mais sintonia com a realidade da situação vivenciada nas ruas", comenta.

Além deste, se destacaram cinco cursos de armamento e tiro, dois ministrados pela Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), dois com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de Goiás (BOPE) e um realizado em parceria com Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) para os juízes substitutos; um curso de direção defensiva, realizado com a Academia da Polícia Militar de Goiás; um curso de noções de segurança e artes marciais para juízes e familiares, com a ESPC; uma palestra sobre análise de veracidade, com o professor Maurício Viegas. Também foi ministrada a palestra "Segurança no Cotidiano", em parceria com a empresa Skull, para magistrados, forças de segurança e familiares com instruções de segurança e como evitar ser vítima (análise de ambiente, posturas andando a pé, transitando com veículo, observação dos locais e rosto das pessoas e possíveis saídas em caso de assalto, etc)
Associados podem assistir, via aplicativo da ASMEGO, a íntegra da palestra "Entrevista e análise de veracidade" com Maurício Viegas e conferir um resumo da palestra "Segurança do Cotidiano", policial militar do BOPE Francisco Dias. Vídeos estão disponíveis na aba EXCLUSIVO. [Clique aqui e saiba mais sobre o app da associação]

Segurança nos fóruns

Com cadeira na Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a ASMEGO, por meio da Diretoria de Segurança, apresentou reivindicações atendidas parcialmente pelo órgão. Implantação de detectores de metal, câmeras de monitoramento, controle de acesso, são medidas apresentadas em plano elaborado pela ASMEGO e entregue ao tribunal em 2016. No interior, a ASMEGO também tem defendido a melhoria urgente na segurança das comarcas. Inclusive, também com a Diretoria de Segurança, apoiou magistrados em todos os recentes incidentes de incêndios em fóruns ocorridos em 2017 e 2016. Confira.
Leia também: Com sugestões da ASMEGO, TJGO estabelece regras de acesso às unidades do Poder Judiciário

Luta nacional

Designado para integrar comissão da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que tem a finalidade de realizar acompanhamento junto à Polícia Federal e ao Exército para análise quanto ao tratamento igualitário de policiais federais e magistrados, o juiz Hamilton Gomes Carneiro, diretor de Segurança Institucional dos Magistrados da ASMEGO, também atuou nacionalmente. Em uma das ações, o magistrado fez gestão junto ao diretor da Divisão de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército Brasileiro, general Ivan Neiva, e ficou acertado que a instituição não exigirá mais teste psicotécnico para juízes, seja em concessão de CR, aquisição ou renovação do registro das armas restritas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência