Seguindo determinação da presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), o diretor-geral do TJGO, José Izecias de Oliveira, convoca todos os juízes diretores de comarca para que façam a indicação de servidor para participar do primeiro curso a distância para o Fundo Rotativo. Os indicados devem ter perfil de gestores de fundo e a participação no curso é pré-requisito para assumirem a função.
As incrições poderão ser realizadas no link http://portaltj.tjgo.gov/cursos/ctrl/InscricaoCtrl.php, disponível na intranet desde ontem (28). O curso será aplicado a distância, pela internet, com duração de seis horas. Os alunos-servidores terão 20 dias para concluir o curso, que terá monitoria online. Podem ser inscritos dois servidores de cada comarca, que atuarão como gestor e atestador, respectivamente.
De acordo com Izecias Oliveira, o Fundo Rotativo tem como principal objetivo reduzir o volume de pequenos procesos e desburocratizar as atividades das comarcas. “O Fundo Rotativo é um grande avanço no atendimento de pequenas necessidades urgentes que todo diretor passa. Com o Fundo, em vez de montar processo para serviços simples e de primeira necessidade, como conserto de equipamentos, os diretores precisarão apenas empenhar o recurso”, explica o diretor-geral.
O projeto piloto já capacitou, com curso presencial, servidores de 20 comarcas, que estão na fase de implemtentação do programa. Para esta turma de treinamento à distância estão disponíveis 100 vagas. Concluído o curso, uma nova turma será aberta, até que todas as comarcas estejam aptas a implementar o Fundo Rotativo.
O projeto substituirá o atual Adiantamento, que são verbas destinadas ás comarcas do interior, e facilitará a metodologia de prestação de contas e o aumento dos valores disponibilizados. O novo sistema permitirá ainda que os gestores façam via intranet as solicitações de verbas e prestação de contas.