Em artigo publicado no jornal O Globo desta quinta-feira (15/10), o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ives Gandra Martins Filho, salientou a racionalização judicial, adotada como meta pelo CNJ. Destacou que, nesse sentido, foi instituída a Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas que recentemente criou um sistema de gestão de precatórios conjugada com a agilização da execução fiscal. "Com essa e outras medidas, o CNJ estará contribuindo para a racionalização do sistema judicial, condição de sua eficácia na harmonização das relações sociais", disse o ministro. Leia abaixo a íntegra do artigo. O CNJ e a racionalização judicialIves Gandra Martins Filho *O Conselho Nacional de Justiça, resposta do constituinte derivado ao desejo popular de controle externo do Poder Judiciário após a inconclusa CPI do Judiciário, surgiu com dupla vertente finalística: a supervisão administrativa e financeira dos órgãos jurisdicionais e o controle disciplinar dos magistrados. Num primeiro momento, o foco tem sido colocado na purificação do Judiciário daqueles magistrados que não dignificam a toga, com afastamento de vários juízes da atividade judicante. No entanto, essa não é e nem deve ser a vertente principal de atuação do CNJ, dados a qualidade e o perfil ético da esmagadora maioria dos integrantes da Judicatura Nacional.Com efeito, o ideal de um Judiciário moderno e eficiente conta com o CNJ como órgão de planejamento estratégico de todo o sistema, em busca de uma Justiça que atenda a cinco requisitos básicos: efetiva (que componha os conflitos sociais); célere (já que justiça tardia é injustiça); segura (sem oscilações pendulares da jurisprudência); barata (que não pese muito no bolso nem das partes, nem do contribuinte); e acessível (que chegue a todos os recantos do país e a todas as camadas da sociedade).Atingir esses objetivos não é tarefa nem simples, nem fácil e tem encontrado natural resistência numa cultura aferrada ao modelo vigente, marcado pela lentidão, complexidade, ineficiência e personalismo na gestão da coisa pública. Assim, não é de estranhar que medidas adotadas pelo CNJ, de combate ao nepotismo no Judiciário, de respeito ao teto remuneratório por parte dos juízes e, mais recentemente, de padronização da jornada de trabalho dos servidores, sofra críticas e ataques, inclusive sob o argumento de que o CNJ estaria querendo dar ao setor público o mesmo nível de eficiência da iniciativa privada! Tomo a crítica por elogio.Ora, nesse contexto, a denominada "Meta 2" do CNJ constitui um marco para o mapeamento das deficiências estruturais do Judiciário brasileiro.Nas diligentes inspeções feitas nos estados pelo ministro Gilson Dipp, como corregedor nacional de Justiça, verificou-se que muito da demora no julgamento das ações deve-se à desorganização de Varas e Juizados, não obstante a boa vontade dos servidores na realização do trabalho.Para essa espécie de causalidade, a parceria do CNJ com o Instituto Innovare se apresenta como terapia das mais eficazes, uma vez que o Prêmio Innovare, este ano em sua 6aedição, com mais de 800 práticas inscritas, detecta os melhores procedimentos para a prestação jurisdicional mais rápida e eficaz, ao passo que o CNJ aproveita as práticas premiadas e selecionadas, para reproduzi-las em todos os estados da federação.No entanto, com o natural aumento da demanda judicial, pela ampliação do acesso ao Judiciário, as soluções gerenciais e de modernização tecnológica tendem a atingir os seus limites de elasticidade, além dos quais apenas a mudança de modelo de prestação jurisdicional pode dar à Justiça o dinamismo que os tempos modernos exigem.Essa mudança, no Brasil, vem se fazendo graças aos mecanismos de valorização das decisões dos Tribunais Superiores, tais como a repercussão geral e a súmula vinculante para o STF, o sistema de recursos repetitivos para o STJ e o critério de transcendência para o TST, este último apenas pendente de regulamentação.Tais mecanismos partem do pressuposto de que ao cidadão é garantido o duplo grau de jurisdição, enquanto que as Cortes Superiores têm como função precípua a de dar o conteúdo normativo da Constituição e das leis da República.Na dinâmica gestão do ministro Gilmar Mendes como presidente do CNJ tem-se dado ênfase à racionalização judicial, com a instituição da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas. A mais recente medida proposta por essa comissão foi, na esteira da concepção do presidente do Conselho, a de criar um sistema de gestão de precatórios conjugada com a agilização da execução fiscal, canalizando parte dos recursos para o pagamento de precatórios. Com essa e outras medidas, o CNJ estará contribuindo para a racionalização do sistema judicial, condição de sua eficácia na harmonização das relações sociais.*Ives Gandra Martins Filho é ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).**Publicado no jornal O Globo de 15/10/2009
Foi publicado nesta quinta-feira (15) no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Edição nº 440 (suplemento), edital noticiando a vacância do cargo de desembargador a ser provido pelo critério de antiguidade. De acordo com o ato assinado pelo diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, os interessados, juízes de direito de entrância final que se situem na primeira quinta parte da lista de antiguidade, deverão instruir seus pedidos no prazo de cinco dias, contados da publicação do edital, de acordo o artigo 99, parágrafo 4º, da Lei Estadual nº 9.129/1981 (Código de Organização Judiciária do Estado de Goiás). Esta vaga surgiu com a aposentadoria voluntária do desembargador Jamil Pereira de Macedo, ocorrida neste mês de outubro.Composição de CâmarasTambém foram publicados nesta mesma edição do DJe editais noticiando a vacância na composição da 1ª Câmara Criminal, a ser provida pelo critério merecimento, além de vagas na composição da 5ª Câmara Cível, neste caso, por antiguidade. Os desembargadores interessados têm três dias para requerer a remoção para o preenchimento das vagas.
O portal do Supremo Tribunal Federal na Internet passará por atualizações de sistema neste fim de semana. Por essa razão, ficará fora do ar a partir das 5h de sábado (17) até as 20h de domingo (18).
Os juízes Amaral Wilson de Oliveira, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, Gilmar Luiz Coelho, José Cássio de Sousa Freitas, Nivaldo Mendes Pereira, Ricardo Teixeira Lemos e Wilton Müller Salomão serão homenageados na próxima segunda-feira (23), às 8h45, em sessão solene na Assembleia Legislativa. Por propositura dos deputados Iso Moreira e Hélio de Sousa, eles receberão a Medalha do Mérito Legislativo.
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), atendendo requerimento da ASMEGO, em ofício assinado pelo presidente da associação, Átila Naves Amaral determinou a inclusão em folha de pagamento do aumento de 5% verificado nos subsídios, conforme Lei sancionada pelo presidente Lula, no último dia 8. O presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles, além de determinar o pagamento do aumento já na folha do mês de outubro, determinou também o pagamento retroativo referente ao mês de setembro deste ano. A partir de janeiro, a folha será acrescida de mais 3.88 % de aumento, totalizando assim, um reajuste real de 8,88% nos subsídios da magistratura.Átila Naves Amaral afirmou que apesar de o índice de aumento aprovado não ser o que a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e as associações estaduais esperavam, os cerca de 9% de reajuste estão assegurados. As associações estaduais e nacionais continuarão o trabalho junto ao Congresso nacional pelos direitos e prerrogativas da magistratura.
A Asmego realiza em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Escola Superior da Magistratura (Esmeg), o IX Congresso Goiano da Magistratura, nos dias 22 e 23 de outubro. Este ano, o tema central será a Gestão Democrática do Poder Judiciário: A Participação Efetiva do Juiz de Primeiro Grau. A abertura do evento ocorrerá no dia 22, às 19:00 horas. O presidente da Asmego, juiz Átila Naves Amaral, o presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles, o diretor da Esmeg, juiz Amaral Wilson de Oliveira e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nillson Naves, e outras autoridades estarão presentes na solenidade de abertura do Congresso.Nilson Naves fará a palestra de abertura, com o tema: A Importância da Gestão para o Poder Judiciário. No dia 23, pela manhã, acontecerão mais duas palestras. Às 9:00 horas, o desembargador do TJ-RJ, Nagib Slaibi Filho falará sobre Formação Administrativa do Magistrado para Fazer Frente às Novas Demandas. Em seguida, o ex-presidente e desembargador do TJ-RJ, Sérgio Cavalieri Filho conduzirá exposição sobre o tema Boas Práticas de Gestão Judiciária: A Necessidade de Participação dos Magistrados de Primeiro Grau na Administração dos Tribunais. Na parte da tarde, o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça e juiz trabalhista, Rubens Curado falará sobre o Planejamento Estratégico do Judiciário em palestra que terá início às 14h30min. A palestra de encerramento do Congresso será feita pelo desembargador paulista e presidente do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura, Antônio Rulli com o tema A Democracia Interna como Paradigma de Efetividade e Legitimação do Judiciário.
Nota divulgada há pouco no portal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás:Os juízes que ainda não atualizaram os sistemas de dados do Poder Judiciário tem até esta quinta(15) para fazê-lo, sob pena de sanção disciplinar cuja gravidade será definida com base no volume de informações não fornecidas. O aviso é do corregedor geral de Justiça de Goiás, desembargador Felipe Batista Cordeiro. Segundo ele, apesar dos diversos avisos reiterados nesse sentido, está constatada “renitência” por parte de alguns magistrados em atualizar os sistemas.A alimentação deles é uma exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi objeto do Ofício-Circular nº 020/2009 remetido por aquela entidade à Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJ-GO) na semana passada, fixando prazo de 10 dias para a apresentação de relatório sobre a alimentação dos sistemas e asseverando ser inadmissível a existência de pendências nesse sentido.O ofício foi encaminhado à CGJ-GO porque cabe a ela emitir relatório sobre os dados ao CNJ mas, uma vez havendo pendências, o relatório fica incompleto, razão pela qual Felipe Batista havia lembrado aos juízes que esta é uma obrigação a ser cumprida de forma solidária entre a CGJ e eles. Os dados que precisam ser atualizados alimentam o Sistema Nacional de Controle de Interceptações (SNCI) – sendo este o principal no momento – e ainda o Sistema Nacional de Bens Apreendidos (SNBA), Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais (CNIEP) e Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa (CNIA).
Foi divulgada no início deste mês a Carta de Brasília, redigida ao final do 52º Encontro Nacional do Colégio de Corregedores Gerais da Justiça dos Estados e do Distrito Federal (Encoge), que ocorreu entre os dias 30 de setembro e 2 deste mês, na capital federal. Representando o Estado, participou do evento o 4º juiz-corregedor Wilson Safatle Faiad que, na condição de palestrante, fez uma explanação sobre “O Papel das Corregedorias da Justiça nos Dias Atuais – Aumento de Atribuições (Resolução nº 72/2009 do CNJ)”. A apresentação de Faiad foi importante para o fornecimento de subsídios que resultaram em deliberação pela necessidade da adoção de políticas que possibilitem às CGJs o cumprimento de suas tarefas (conforme ítem 2 da Carta de Brasília, na íntegra abaixo).O encontro foi aberto pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, que discursou sobre a Meta 2. No encontro foram discutidos temas como “Novas Perspectivas dos Juizados Especiais”, “Sistema Integrado de Fluxo Eletrônico de Cartas Precatórias”, “Dificuldades no Cumprimento da Meta 2”, “A Regulamentação dos Registros de Imóveis na Política de Regularização Fundiária e Legitimação da Posse em Áreas de Relevante Interesse Social”, “Cooperação entre as Corregedorias para Fornecimento das Folhas de Antecedentes Criminais, a partir de Convênios de cada Corregedoria com as Respectivas Secretarias de Segurança”.A “Central de Apoio às Secretarias (Ceas)”, o “Núcleo de Apoio Permanente (Napp)”, e o “Núcleo de Apoio às Varas de Teresina (Nat)” também foram objeto de explanações, bem como a “Apresentação de Instrumentos das Corregedorias para Efetivação da Política de Erradicação do Sub-registro de Nascimento” e “Métodos de Fiscalização Digital do Funcionamento das Serventias, a Articulação do Controle Virtual com as Inspeções Presenciais e o Monitoramento da Evolução do Desempenho após a Atuação de Apoios Estratégicos”.A seguir a íntegra da “Carta de Brasília”:“O Colégio Nacional de Corregedores Gerais da Justiça dos Estados e do Distrito Federal, reunido na cidade de Brasília (DF), entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2009, voltado ao aprimoramento das atividades do Poder Judiciário, deliberou, por unanimidade, o seguinte:1 – Pugnar pela autonomia administrativa e financeira das Corregedorias Gerais da Justiça;2 – Enfatizar a necessidade da adoção de políticas que possibilitem o satisfatório atendimento das crescentes atribuições das Corregedorias Gerais de Justiça;3 – Defender junto às presidências dos Tribunais e ao CNJ a sistematização de política única e eficiente na área de informática, voltada à administração da Justiça;4 – Destacar a importância dos Juizados Especiais como instrumento célere de efetivação da prestação jurisdicional;5 – Ressaltar a importância da conciliação, como forma de composição dos conflitos, e a necessidade de capacitação contínua de conciliadores;6 – Manifestar apoio à Meta 2, ressaltando a importância da participação do Ministério Público e da Defensoria Pública;7 – Refutar a proposta legislativa que objetiva modificar as regras constitucionais de ingresso e efetivação nos serviços registrais e notoriais.Brasília, 02 de outubro de 2009”.
Presos com bom comportamento terão de passar por exame criminológico para ter o regime prisional alterado – seja para liberdade condicional, indulto ou comutação da pena. É o que prevê projeto aprovado ontem (14) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.Para coordenar o exame, será criada uma comissão técnica de classificação, formada por psicólogos, assistentes sociais e representantes da penitenciária. O exame criminológico existiu até 2003, quando foi abolido.O projeto é terminativo na CCJ, por isso, irá agora para análise da Câmara.A CCJ também aprovou projeto que agrava a pena de prisão para pessoas que fazem propaganda ou incitam à pedofilia. O projeto foi sugerido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia.O projeto aumenta de seis meses para um ano de prisão a pena para quem praticar esse tipo de ação. A proposta segue para plenário.
A Comissão e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (14), projeto da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) que altera o artigo 508 do Código de Processo Civil para reduzir de 15 para dez dias o prazo para interposição de recursos e para a resposta aos recursos.Na justificação da proposta (PLS 220/06), a senadora afirma que os recursos previstos no código submetem-se a prazos variados e excessivos. No caso de apelação, pondera, o prazo é de 15 dias e mais 15 dias para que o apelado apresente suas contra-razões. No mesmo caso, estão os embargos infringentes, os recursos ordinário, especial e extraordinário e os embargos de divergência. O agravo de instrumento, por sua vez, possui prazo de dez dias.O relator na CCJ, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), apresentou voto favorável à matéria, que recebeu decisão terminativa na comissão. Segundo o senador, a medida sugerida por Maria do Carmo Alves permitirá acelerar os processos judiciais.
A comissão de juristas que vai elaborar o anteprojeto de reforma do Código de Processo Civil foi instalada hoje (14) pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A ideia é tornar o Código de Processo Civil mais ágil e célere.“A expectativa é promover a desjudicialização de algumas questões que podem ser resolvidas no âmbito administrativo”, disse o presidente da Comissão, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Fux. “Não adianta preconizar celeridade com o volume de processos que os juízes tem de analisar”, completou.Criado em 1973, o atual Código de Processo Civil já passou por inúmeras modificações, mas a reforma que será feita, segundo o presidente da Casa, José Sarney, tem como um dos principais pontos a agilidade da Justiça. “Quando temos a possibilidade de apresentar 40 recursos num processo, abre-se caminho para que, quem busca Justiça não tenha oportunidade de alcançá-la, e que os mais hábeis possam retardar a sua prestação jurisdicional”, disse.Em 180 dias, o anteprojeto deverá ser apresentado e começará a tramitar na Casa.
Os juízes Maurício Porfírio Rosa e Wagner Gomes Pereira estão entre os 62 magistrados selecionados pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), para o Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados da Infância e JuventudeA lista dos selecionados foi divulgada há pouco no site da AMB. Confira aqui.
Por decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, foi acolhida a proposta originária da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga crimes de pedofilia para agravamento da pena de reclusão das pessoas que fizerem propaganda ou incitação a esse crime. Hoje, quem faz apologia a esse crime pode ficar no máximo seis meses preso e o projeto, cuja relatora foi a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), eleva a pena para até um ano de reclusão. A matéria não é terminativa na CCJ.
Sob a presidência do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) já estão reunidos para examinar 51 projetos em pauta, entre eleso que define a realização de exame criminológico para efeitos de progressão da pena. A proposta é da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), sendo relator o senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA), que apresentou emenda ao texto original. Também Demóstenes Torres sugeriu mudanças ao texto. O projeto foi discutido com especialistas, em audiência pública na CCJ.
O Senado instala hoje a Comissão de Juristas responsável pela elaboração do anteprojeto de Código de Processo Civil.Presidida pelo jurista e ministro do Superior Tribunal de Justiça Luiz Fux, a comissão terá um total de 11 integrantes: Adroaldo Furtado Fabrício; Bruno Dantas; Elpídio Donizete Nunes; Humberto Theodoro Junior; Jansen Fialho de Almeida; José Miguel Garcia Medina; José Roberto dos Santos Bedaque; Marcus Vinicius Furtado Coelho; Paulo Cezar Pinheiro Carneiro; e Teresa Arruda Alvim Wambier.
O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou na tarde desta terça-feira (13/10) resolução que vai regular a gestão dos precatórios no âmbito do Poder Judiciário. O texto, relatado pelo conselheiro ministro Ives Gandra Martins Filho, institui o Sistema de Gestão de Precatórios (SGP), que será gerenciado pelo CNJ. Segundo o relator da resolução, a intenção é fazer o mapeamento dos precatórios no país. "Com isso poderemos ter um controle no pagamento dos precatórios e ajudar para que os pagamentos sejam feitos", mencionou.O SGP conterá informações sobre o tribunal, sua unidade judiciária e o número do processo que expediu o precatório. Também trará dados sobre o transito em julgado das decisões, o valor do precatório, data de atualização do cálculo e a entidade pública devedora. O texto da resolução diz que o CNJ fará um mapa anual sobre a situação dos precatórios com base nas informações prestadas pelo Poder Judiciário. Esse mapa terá ampla divulgação no Portal do Conselho pela internet. Além disso, cada tribunal também disponibilizará os dados nos seus sites.Outra determinação constante da resolução é o fato de que os tribunais poderão instituir juízo auxiliar de conciliação de precatórios para buscar acordo entre as partes. Há ainda a previsão de que os tribunais celebrem convênios com os entes públicos para direcionar um percentual do valor arrecadado nas execuções fiscais para o pagamento de precatórios. O texto final da resolução ainda não foi confirmado pelo relator e, nas próximas horas, estará disponível para consulta no Portal do CNJ.
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a Súmula 211 do Tribunal, que afirma a impossibilidade de ser apreciado recurso especial sobre pontos que, mesmo atacados por embargos de declaração, não foram analisados pela instância inferior. A Corte seguiu, por maioria, o entendimento do ministro Ari Pargendler. A proposta de cancelamento teve origem na Quinta Turma que, por unanimidade, resolveu levar a questão à Terceira Seção. Esta, por sua vez, seguiu o voto do relator, ministro Arnaldo Esteves Lima, para que o ponto fosse discutido no âmbito da Corte Especial. A proposta do relator era de que a súmula fosse cancelada. Para o ministro, a exigência de prequestionamento ainda restaria resguardada pela Súmula 356 do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, a compreensão que prevaleceu foi a do ministro Ari Pargendler. Para o vice-presidente do STJ, caso fosse adotada somente a súmula do Supremo, abrir-se-ia espaço para que o Tribunal analisasse questões fáticas e provas em recurso especial, se a instância inferior se mantivesse omissa quanto a elas. Segundo o ministro, o prequestionamento é requisito constitucional do julgamento de questões de direito, como as que são analisadas, de forma exclusiva, em recurso especial. Na hipótese de restar omissão relativa à lei federal na decisão atacada, esclareceu o ministro, cabe à parte invocar no recurso especial a violação ao art. 535 do Código de Processo Civil (CPC), para que se anule o julgamento e seja enfrentada a questão pelo tribunal inferior. Com a decisão da questão de ordem relativa à súmula, o recurso especial retorna à Quinta Turma para julgamento. Súmula 356/STF “O ponto omisso da decisão, sobre o qual não foram opostos embargos declaratórios, não pode ser objeto de recurso extraordinário, por faltar o requisito do prequestionamento.” Súmula 211/STJ “Inadmissível recurso especial quanto à questão que, a despeito da oposição de embargos declaratórios, não foi apreciada pelo Tribunal a quo.”
A subcomissão criada na Câmara dos Deputados para discutir a revisão do Código de Trânsito Brasileiro, elaborado em 1997, reúne-se hoje (14) para tratar dos principais pontos de divergência. As mudanças mais polêmicas são o endurecimento da Lei Seca, o aumento do valor das multas, a proibição de motociclistas andarem em corredores entre os carros e a proibição de que condutores de transporte de passageiros e motoristas de carga dirijam mais de quatro horas sem descanso. Um dos artigos em estudo estabelece que motoristas envolvidos em acidente têm que passar pelo bafômetro ou exame de sangue para determinar se houve consumo de álcool, mudando a Lei Seca. Antes, apenas quando havia suspeita de que o condutor tinha bebido é que ele era obrigado a se submeter ao teste.